Home / Minas Gerais / Minas Gerais mantém expectativa de safra recorde de grãos de 13,8 milhões de toneladas

Minas Gerais mantém expectativa de safra recorde de grãos de 13,8 milhões de toneladas

Minas Gerais mantém a expectativa de safra recorde de 13,8 milhões de toneladas de grãos neste ano. O volume esperado para a safra 2016/2017 é 16,9% superior em relação à safra passada. A área plantada, por sua vez, deve alcançar 4,1 milhões hectares. Os números fazem parte do 6º levantamento de safra da Conab e foram analisados pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

A produção mineira de milho está estimada em 7,9 milhões de toneladas, com crescimento de 32,6% em comparação com  safra anterior. A área plantada com o grão deve abranger 1,2 milhões de hectares (+6,3%) e a produtividade deve ser de 6.110 quilos por hectare (+24,7%).

O milho Primeira Safra tem estimativa de produção de 5,7 milhões de toneladas, 11,6% superior ao ano passado, e área de 909,4 mil hectares, registrando crescimento de 8,6%. O milho primeira safra é plantado, no estado, no período de outubro a dezembro e colhido entre os meses de fevereiro a junho.

Segundo o superintendente de Abastecimento e Economia Agrícola da Seapa, João Ricardo Albanez, o cultivo desta cultura na Primeira Safra, também conhecida como Safra de Verão, é uma tradição dos produtores mineiros, com destaque nas regiões do Triângulo Mineiro e Região Central. Nesta primeira safra, o grão ocupa a segunda posição no ranking nacional, atrás apenas do Rio Grande do Sul, que obteve 5,8 milhões de toneladas.

Para o milho Segunda Safra, a estimativa de produção é de 2,1 milhões de toneladas, registrando aumento de 164,3% frente à safra anterior. Além disso, evidencia-se que essa será uma tendência para esta cultura. O plantio do grão na segunda safra é feito de janeiro a maio e colhido entre junho a setembro.

“O milho contribui com 57,2 % da safra de grãos no estado e tem uma importância estratégica para a pecuária mineira, pois tem uma participação expressiva as formulações das rações, e resultados positivos com a produção deste cereal asseguram fontes de proteínas (carnes, ovos, leite)”, explica o superintendente.

A estimativa de feijão para a safra 2016/17 é de 547,9 mil toneladas, com crescimento de 5,4% comparado à safra 2015/16. A área plantada registra aumento de 4,2% e a produtividade da cultura deve crescer 1,1%. Para o feijão primeira safra estima-se 9% de crescimento da produção, podendo chegar a 208,7 mil toneladas. A área plantada deve ser de 163,6 mil hectares, superior em 11,6% em relação à safra anterior.

Já na segunda safra, com previsão de colheita para o final de maio e junho, a expectativa de produção é de 156, 4 mil toneladas, valor 4% superior a 2ª safra do ano passado. O feijão é cultivado em três safras no estado, sendo que 38,1 % é colhido na primeira safra; 28,5% na segunda e 33,4% na terceira, sendo que esta última é cultivada com irrigação.

Estimativa Safra Grãos MG 2016/2017

Milho – 7,9 milhões de toneladas (+32,6%)
Soja – 4,6 milhões de toneladas (-3,2%)
Sorgo – 525 mil toneladas (+50,7%)
Feijão – 547,9 mil toneladas (+5,4%)
Arroz – 15,1 mil toneladas (+0,7%)
Trigo – 223 mil toneladas (+1,8%)

Produção mineira de milho está estimada em 7,9 mi de toneladas (Divulgação/Seapa)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Agência Minas)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>