Brasil é uma ‘vergonha mundial’, diz chanceler venezuelana

0

A chanceler venezuelana Delcy Rodríguez disse, nesta segunda-feira (6/3), num fórum de temática anti-imperialista em Caracas, que o Brasil é uma “vergonha mundial”.

Ela comentava sobre os países vizinhos da Venezuela que deixaram de ter governos mais à esquerda recentemente, e criticou os novos governos do Peru e da Argentina. “Logo, o golpe de Estado no Brasil contra a presidente Dilma Rousseff, que trouxe retrocesso sócio-econômico para o povo do Brasil, um gigante. E hoje o Brasil, é preciso dizê-lo, lamentando muito, é uma vergonha mundial”, afirmou.

“Vivemos no Brasil também, de escândalo em escândalo diariamente. Todos os dias há um escândalo do seu presidente, ou de seus ministros, ou de seus congressistas. A combinação da corrupção. Mas não importa, vão pelo mundo e a direita internacional põe tapete vermelho para eles. É realmente uma vergonha quando se vê esse espetáculo”, acrescentou a chanceler.

Questionado sobre a afirmação da venezuelana, o novo ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), respondeu nesta terça (7) que ela “não tem muita importância”.

Aloysio Nunes deu a declaração a jornalistas logo após tomar posse no cargo, em uma cerimônia no Palácio do Planalto.

Delcy frequentemente critica governos de outros países num tom incomum na diplomacia internacional. Na mesma fala desta segunda, ela chamou o presidente peruano Pedro Pablo Kuczynski de “cachorro simpático”, e disse que Mauricio Macri, da Argentina, é um dos presidentes mais corruptos do mundo.

A ministra de Relações Exteriores da Venezuela, Delcy Rodríguez (Foto: Reuters/Marco Bello)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: G1 Mundo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui