Trinta quilos de caramujos africanos são exterminados durante mutirão de limpeza em Turmalina

0

A informação foi publicada na página da Prefeitura Municipal de Turmalina em uma rede social. De acordo com a nota, na sexta-feira (03) cerca de 30 kg de Caramujos Africanos foram encontrados no bairro Caxambu pela equipe de Zoonoses e pelo Mutirão de Limpeza, organizado pela prefeitura.

A equipe de Zoonoses ressalta que normalmente o caramujo pode ser identificado com as seguintes características: peso de 200 gramas, 10 centímetros de comprimento e 20 de altura, concha escura, com manchas claras, alongada e com borda cortante.

Sem predadores naturais, tais características, aliadas à resistência e excelente capacidade de procriação, permitem que o caramujo se adapte bem a diversos ambientes. Para se ter uma ideia, em um único ano, o mesmo indivíduo é capaz de dar origem a aproximadamente 300 crias.

De acordo com Douglas Cordeiro, esse tema já foi abordado em reuniões do conselho. “Nas últimas reuniões do Conselho Municipal de Saúde esta situação foi relatada. Parabéns aos envolvidos pela intervenção e que a ação seja extensiva aos demais pontos da cidade”, escreve.

A funcionaria da Prefeitura de Turmalina Edivane Macedo relata o problema em outras localidades. “Ótimo trabalho. Na Rua Tão Maciel em um lote vago abaixo do número 306 está infestado”, encerra.

Mutirão de limpeza foi realizado no bairro Caxambu (Fotos: Divulgação/Prefeitura de Turmalina)

Atenção

A prefeitura faz um alerta! O controle do caramujo-africano consiste na catação e destruição dos mesmos. Jamais os coloque no lixo, pois estará disseminando o problema. Também não coloque sal, pois assim contaminará o solo.

Também é importante eliminar todo entulho, lavar bem as hortaliças antes do consumo e higienizar as mãos antes das refeições. Lavar locais por onde o molusco tenha passado e deixado secreção também é uma medida de segurança.

Para evitar a contaminação, a Prefeitura Municipal de Turmalina também alerta sobre os cuidados com a higiene pessoal e de alimentos. Os órgãos responsáveis colocaram os telefones à disposição do público, caso algum inseto dessa natureza seja identificado na sua rua ou no seu bairro. O número da central da prefeitura é (38) 3527-1257.

Caramujo Africano

A revista científica Memórias do Instituto Oswaldo Cruz no RJ alerta sobre os casos de meningite eosinofílica no Brasil. O vetor mais frequente da doença no país é o Caramujo Gigante Africano, que ingere fezes de roedores contaminadas com as larvas do verme. Ao se locomoverem, liberam um muco contaminado que pode infectar humanos por meio de legumes, frutas e verduras mal lavados. O molusco, além de causar doenças, é responsável por prejuízos na agricultura.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Rádio Turmalina)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui