Vacinas contra febre amarela são encontradas no lixo em Belo Horizonte

0

Moradores do bairro Nazaré, na região nordeste de Belo Horizonte, encontraram várias vacinas, seringas e ampolas jogadas em um lixo, na rua Sócrates, na manhã deste domingo (19/02/2017), em frente a um sacolão localizado na Rua Sócrates.

As pessoas que passavam pelo local ficaram revoltadas com a situação, principalmente, depois de terem encontrado vacinas contra a febre amarela e demais doenças entre o material descartado. Há um centro de saúde a oito quarteirões do local onde as seringas e vacinas foram encontradas.

A Polícia Militar foi acionada para acompanhar a situação. Ao chegar no local, os militares colocaram os medicamentos em sacolas plásticas e levaram para a 24ª companhia. A PM informou que recebeu o chamado relatando que havia descarte incorreto.

Material foi apreendido pela PM (Foto: Eva Alcantra/Reprodução O Tempo)

Relato

Eva Alcantra, 58, passava pelo local quando os policiais recolhiam os dejetos. Ela conta que as vacinas de febre amarela estavam dentro do prazo de validade, que vai até 2020.

“Tem que ser tomada alguma medida quanto a isso, toda a população sai prejudicada. São impostos que todo mundo paga, que é mandado para o lixo, enquanto tem tanta gente pegando doenças. Quem fez isso merece cadeia”, disse.

Saque das vacinas

Ela conta ainda que muitas pessoas que passavam diante do lixo recolheram as vacinas e levaram para casa, o que pode gerar novos riscos, já que os medicamentos não estavam alojados corretamente.

A Polícia Militar confirmou que as vacinas eram contra a febre amarela e que estavam dentro do prazo de validade. A PM informou ainda que nenhum suspeito foi preso.

Posicionamento

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) informou que está apurando o lote e a procedência das vacinas encontradas. O texto dizia ainda que as vacinas oferecidas pelo SUS-BH devem ser aplicadas nas unidades de saúde oficiais da PBH.

Material foi apreendido pela PM (Foto: Eva Alcantra/Reprodução O Tempo)

Material foi apreendido pela PM (Foto: Eva Alcantra/Reprodução O Tempo)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: O Tempo / Reportagem: Felipe Castanheira e Laura Maria)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui