Exame confirma morte de macaco por febre amarela em Governador Valadares

0

A Prefeitura de Governador Valadares confirmou na tarde desta quinta-feira (9) o laudo positivo para febre amarela em um macaco que foi encontrado morto na cidade. O animal foi localizado no Bairro Santa Rita em janeiro e amostras foram recolhidas e enviadas para laboratório credenciado pela Superintendência Regional de Saúde.

Diante desse resultado, a Secretaria Municipal de Saúde elaborou um plano de contingência para ser aplicado imediatamente na região onde o macaco foi encontrado. Segundo a Prefeitura, as ações começam imediatamente e serão intensificadas já neste final de semana, sendo adotadas nos bairros Santa Rita, Tiradentes, Alvorada, Castanheira, Vila Império, Caravelas, Distrito Industrial, Penha, Novo Horizonte e Vitória.

Os trabalhos vão começar pela região do Bairro Santa Rita, a partir das imediações do local onde foi encontrado o animal morto, seguindo para os bairros adjacentes. Será feito bloqueio por meio de vacinação casa a casa por agentes de saúde.

Também será realizada a partir da próxima quarta-feira (15) a aplicação de UBV, conhecido como fumacê, com duração aproximada de 20 dias para abranger o Bairro Santa Rita e adjacentes. Nas localidades rurais, caso sejam identificadas áreas com baixa cobertura vacinal, o plano de contingência prevê até a borrifação do fumacê casa por casa.

Ainda de acordo com a Prefeitura, essas medidas visam a proteger a população, evitando a transmissão de febre amarela em Governador Valadares. Até o momento, o Hospital Municipal recebeu apenas casos vindos de outras cidades. Segundo o órgão, a cobertura vacinal na cidade é considerada eficaz, pois desde o início do ano cerca de 118 mil pessoas foram imunizadas na cidade.

Além disso, a Prefeitura destacou que em 1999 foram vacinadas 166 mil pessoas durante uma campanha de vacinação contra febre amarela; outro mutirão realizado em 2001 vacinou mais 57 mil pessoas e em 2003 mais 5.500 pessoas foram imunizadas na zona rural. Já a vacinação de crianças a partir dos nove meses é feita de forma sistemática nos postos de saúde da rede pública.

Macaco foi encontrado morto na zona rural de Valadares (Reprodução/Inter TV dos Vales)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: G1 dos Vales)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui