Secretaria de Saúde de Minas Gerais confirma 66 mortes por febre amarela

0

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou nesta quarta-feira (8/2/2017) 66 mortes e 190 casos de febre amarela. De acordo com o órgão, outros 80 óbitos suspeitos da doença são investigados. A secretaria também investiga 664 casos suspeitos da doença. Outros 54 foram descartados.

Este é o pior surto de febre amarela já registrado em Minas Gerais. Conforme a SES, na maioria dos casos suspeitos, as pessoas tiveram os sintomas entre os dias 08 e 14 de janeiro de 2017.

Ainda segundo a secretaria, os casos confirmados já passaram por exame laboratorial detectável para febre amarela; exame laboratorial não detectável para dengue; histórico vacinal (não vacinado/vacinação ignorada); sinais e sintomas compatíveis com a definição de caso; e exames complementares que caracterizam disfunção renal/hepática.

As mortes confirmadas pela SES estão relacionadas às cidades dos vales do Rio Doce e do Mucuri: Ladainha (11), Itambacuri (6), Teófilo Otoni (5), Ipanema (5), Piedade de Caratinga (4), Malacacheta (3), Poté (3), Novo Cruzeiro (3), Setubinha (4), Imbé de Minas (2), São Sebastião do Maranhão (2), José Raydan (2), Santa Rita do Itueto (2), Inhapim (2), Conceição de Ipanema (1), Ubaporanga (1), Ubaporanga (1), Pocrane (1), Frei Gaspar (1), Entre Folhas (1), Itueta (1), Simonésia (1).

Três mortes relacionadas à Delfinópolis, no Sul de Minas, e uma relacionada à Januária, no Norte do estado. No caso de Januária, a vítima morreu em Brasília, conforme a secretaria. Há ainda um óbito confirmado, mas com o local de contágio sob investigação.

Haemagogus leucocelaneaus é vetor de febre amarela (Foto: Josué Damacena/IOC/Fiocruz)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: G1 Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui