Anater firma parceria e avança organização dos serviços de Ater

0

Além da parceria com a representação da FAO no Brasil, a agência lança instrumento que vai nortear a parceria com as entidades públicas assistência técnica e extensão rural do País.

A Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) deu um importante passo para efetivação de suas ações de reestruturação e qualificação da assistência técnica e extensão rural (Ater) no País. Na manhã desta sexta-feira (03/02), durante a reunião do Conselho de Administração, foi aprovado o instrumento específico com as diretrizes que irão nortear a parceria da agência com as entidades públicas de Ater.

De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Anater, o secretário especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, José Ricardo Roseno, a assinatura desse instrumento é um marco legal na assistência técnica e extensão rural do Brasil. “Esse instrumento é um divisor de águas e, a partir de agora, será possível avançar e muito nessas políticas públicas que, ao nosso ver, são a mais importante, porque levam o conhecimento e os avanços para a agricultura familiar, ao mesmo tempo que orienta os governos na gestão, de modo que a assistência técnica e extensão rural possam contribuir de forma efetiva para o crescimento do País”, avalia.

O presidente da Anater, Valmisoney Jardim, explica que a o grande desafio da Anater é levar Ater a todas as famílias que necessitam, em todas as unidades da federação, especialmente aquelas que vivem em locais de difícil acesso, onde, muitas vezes, o extensionista é a primeira e a última esperança. “Nossa meta para 2019 é atender 400 mil famílias, mas nossa expectativa é ampliar significativamente esse número”, ressalta.

De acordo com o presidente, nos próximos dias, a Anater vai iniciar a operacionalização do projeto piloto que irá formar mil agentes de Ater para atender dez mil famílias do semiárido. “É um trabalho que logo deve ser ampliado para atender, em parceria com outros projetos, 70 mil famílias”, anuncia.

Anater firma parceria e avança organização dos serviços de Ater (Foto: Rômulo Serpa)

PARCERIAS

Ainda na reunião desta sexta-feira, a secretaria especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) assinou um Termo de Cooperação Internacional com a representação da FAO no Brasil, no valor de U$ 47 mil dólares, com execução pela Anater, com objetivo de apoiar a política nacional de Ater para a Agricultura Familiar, tendo o foco a utilização de ferramentas de comunicação na extensão rural.

Alan Jorge Bojanic, representante da FAO no Brasil, explica que a ideia é estreitar relações e apoiar as atividades da Anater, na área de tecnologias de informação, visando facilitar o fluxo de informação para os pequenos produtores, ações de boas práticas e monitoramento de indicadores, sempre pensando na segurança alimentar e nutricional como o grande objetivo da FAO. “Nosso propósito é manter, juntos, esse espírito de solidariedade com o pequeno produtor, que para nós é fundamental. Os recursos já foram disponibilizados, o projeto começa agora e só temos a agradeço à Anater e à Sead pela parceria”, conclui.

O secretário José Ricardo também assegurou que, a partir de agora, todos os repasses para a assistência técnica e extensão rural realizados pela Sead passarão a ser feitos via Anater e sugeriu à presidência da Anater que converse com os outros ministérios para que também façam a adesão ao contrato de gestão, transferindo os serviços de Ater para a agência.

RESGATE HISTÓRICO

A Anater foi instituída, em 2014, sob a forma de serviço social autônomo, como pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, de interesse coletivo e de utilidade pública. A agência é resultado de uma iniciativa do deputado federal Zé Silva, quando este era presidente da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), em 2005, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e várias entidades ligadas ao setor.

Mantendo as atenções voltadas para a Anater, nesta quinta-feira, o parlamentar entregou ao presidente Valmisoney Jardim uma série de propostas da Frente Parlamentar de Agricultura Familiar e Extensão Rural, visando uma dinâmica institucional de forma que a agência possa, através de suas ações, promover o desenvolvimento rural sustentável, a valorização dos extensionistas, mais autonomia para as entidades de Ater e fortalecimento da agricultura familiar. “Essas propostas vão contribuir para assegurar que a Anater alcance os objetivos maiores que ensejaram sua criação”, assegura o deputado.

Anater firma parceria e avança organização dos serviços de Ater (Foto: Rômulo Serpa)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Ascom Anater)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui