Direto de Brasília

0

JERÚSIA ARRUDA – www.facebook.com/jerusia.arruda


PIADA PRONTA
Nos últimos anos, ao menor vacilo de uma autoridade ou figura pública, e a pauta está pronta para um meme que viraliza na internet em segundos. A piada da vez é a foto oficial do presidente Michel Temer. É que o publicitário Elsinho Mouco divulgou uma foto com um recorte visível na montagem da imagem do presidente, com céu azul e a bandeira do Brasil. O fotógrafo Orlando Brito, responsável pela foto oficial do presidente, divulgou uma nova versão, corrigindo o recorte e com a imagem tratada, mas, nas redes sociais, internautas não perdoaram a montagem, principalmente pela falta de acabamento, e o presidente virou alvo de memes.

CULTO À PERSONALIDADE
A prática de colocar uma foto do chefe do Executivo nas repartições públicas é histórica, mas, ao efetivar-se na Presidência, no ano passado, Michel Temer disse que considera essa prática incompatível com a democracia e que se configura como um culto à personalidade. Na época, Temer disse em entrevista à imprensa que toda vez que vê seu retrato na parede, parece que já morreu.

LAVA JATO APERTA O CERCO
Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira, a operação Eficiência, segunda fase da Calicute, que é um desdobramento da Lava Jato. O empresário Eike Batista está entre os principais alvos dessa fase e é acusado de pagar propina durante o governo de Sérgio Cabral no Rio de Janeiro. Foi emitido um mandado de prisão preventiva contra ele, mas ainda não foi cumprido porque Eike não está no Brasil e é considerado foragido pela Justiça. Também há mandados de condução coercitiva contra a ex-mulher de Sérgio Cabral, Suzana Neves Cabral, e um irmão dele, Maurício Cabral. A Justiça das Ilhas Cayman já havia bloqueado US$ 63 milhões de Eike Batista a pedido de fundos que investiram nos negócios de exploração de petróleo.

EX-PRIMEIRA DAMA EM COMA
O líder do PT na Câmara dos Deputados, Carlos Zarattini (SP), revelou que a ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva vai ficar internada de 15 a 20 dias no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, após sofrer um AVC hemorrágico. Após visita na quarta-feira, o deputado federal Vicente Cândido (PT-SP) foi informado que ela teve uma ‘pequena melhora’. Ela está em coma induzido e respirando com a ajuda de aparelhos. A ex-primeira-dama já tinha histórico de pressão alta, além de ser fumante e não costumava se exercitar no ritmo indicado.

READEQUAÇÃO SEXUAL
O número de cirurgias de readequação sexual no SUS cresceu 48% nos últimos dois anos. Foram realizados 34 procedimentos em 2016, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Também aumentou o número de pessoas que não se identificam com o sexo biológico e que procuram o SUS para atendimento ambulatorial, etapa anterior a da operação. Foram 3.388 em 2015 e 4.467 em 2016.

REDUÇÃO DOS PREÇOS DOS PLANOS DE SAÚDE
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) criou grupo técnico para tentar baratear a contratação de planos de saúde. A ação do ministério acontece um dia após o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) divulgar que 1,37 milhão de pessoas abandonaram os planos de saúde somente em 2016. O grupo é formado por servidores de todas as diretorias e da Procuradoria-Geral da agência e vai analisar a viabilidade técnica das recomendações do governo federal para, depois, realizar uma consulta pública. Somente após essas etapas o órgão vai se pronunciar sobre o tema.

PASSAGEM PARA O JAPÃO
Um morador do DF criou “passagem para o Japão” para chamar atenção para a cratera na pista em uma rua na cidade de Águas Claras. De acordo com ele, a fissura existe há cerca de duas semanas e tem mais de um metro de profundidade. O buraco com uma placa escrita “Japão”, hasteada em um cabo de vassoura colocado na fissura, tem chamado a atenção de moradores e de frequentadores do local. Essa não é a primeira vez que buracos são alvo de protestos inusitados no DF. Em 2014, moradores de Planaltina colocaram um sofá dentro de uma cratera com uma placa escrita “Seja bem-vindo a Planaltina. Feliz Natal!”. Dois anos antes, no Cruzeiro, um morador fez uma miniatura da Ponte JK sobre outra cratera.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui