25 de fevereiro de 2017 - 18:21
Home / Norte de Minas / Parceria vai fortalecer ações ambientais no Norte e Nordeste de Minas Gerais

Parceria vai fortalecer ações ambientais no Norte e Nordeste de Minas Gerais

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor), por meio do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), firmou parceria com o Instituto Espinhaço para potencializar programas e ações que promovam o desenvolvimento sustentável, a conservação da natureza e a valorização e proteção dos patrimônios naturais e culturais dos municípios da área de atuação do sistema Sedinor/Idene.

Em reunião nesta semana ficou definido que será realizado um estudo para unir programas e ações do sistema Sedinor/Idene com projetos do Instituto Espinhaço. A ideia é promover a conservação da biodiversidade e dos recursos naturais, em especial, a flora, a fauna, as águas, o solo, o ar, além de propor atividades que visem obter crescimento econômico, garantindo a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social.

A parceria também irá estimular o uso adequado de recursos minerais e desenvolver ações para a conservação das paisagens e dos monumentos naturais existentes nas regiões Norte e Nordeste de Minas Gerais.

Para o diretor de Captação, Qualificação e Inclusão Regional do Idene, Davidson Barbosa, o projeto promoverá melhorias das comunidades rurais de 28 municípios. “Por meio de capacitação, visitas técnicas, produção sustentável e principalmente do aproveitamento das potencialidades da região, vamos valorizar a riqueza local e promover o desenvolvimento”, diz.

A ideia é promover a conservação da biodiversidade e dos recursos naturais (Tales Fonseca)

Já o presidente do Instituto Espinhaço, Luiz Cláudio, destaca a importância da parceria. “As ações que o sistema Sedinor/Idene vem articulando são fundamentais para as regiões mais necessitadas do estado de Minas Gerais. A ideia é que com a integração de esforços possamos otimizar gasto público e ter mais resultado, mudando a vida de quem mais precisa”, conclui.

O Instituto Espinhaço já firmou parceria com a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) para implantação do projeto “Plantando o Futuro”, que levará aos municípios da área de atuação do sistema Sedinor/Idene a integração das políticas públicas do Estado, com o objetivo de fortalecimento das ações com a integração dos projetos e planos para o território.

A ação irá contemplar as cidades de Alvorada de Minas, Augusto de Lima, Bocaiuva, Buenópolis, Carbonita, Carmésia, Couto Magalhães de Minas, Datas, Engenheiro Navarro, Felício dos Santos, Francisco Dumont, Itamarandiba, Joaquim Felício, Materlândia, Monjolos, Olhos D’Água, Presidente Juscelino, Presidente Kubitschek, Rio Vermelho, Sabinópolis, Santo Antônio do Itambé, Santo Hipólito, São Gonçalo do Rio Preto, Senador Modestino Gonçalves, Senhora do Porto, Serra Azul de Minas e Serro.

Primeiro passo

Nos dias 2 e 3 de fevereiro será realizado o workshop Sementes do Futuro, que contará com a participação de órgãos governamentais e entidades e discutirá a propagação de espécies nativas e os novos cenários e oportunidades para o desenvolvimento dos territórios a partir da restauração de paisagens florestais, geração de conhecimento e economia criativa.

Local: Estação Ciência – Anglo American, Rodovia MG-010, KM 23, Conceição do Mato Dentro/MG.

Mais informações: (31) 3868-2362 ou www.institutoespinhaco.org.br

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Agência Minas)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>