Direto de Brasília

0

JERÚSIA ARRUDA – www.facebook.com/jerusia.arruda


APERTANDO O CERCO
Sem apoio até mesmo de seu partido, o PSD, deputado do Distrito Federal, Rogério Rosso, anunciou, na manhã desta quarta-feira, que vai suspender a candidatura à presidência da Câmara até que o Supremo Tribunal Federal se manifeste sobre as ações que questionam a constitucionalidade da recondução de Rodrigo Maia (DEM-RJ) ao posto. Na última segunda-feira, o deputado Marcos Montes (PSD-MG), próximo líder da legenda, fechou parceria com o atual presidente da Casa. Apesar da decisão de Marcos Montes, Rosso diz não se sentir abandonado pela legenda e diz que se o STF se manifestar favorável a Maia, é possível que retire sua candidatura. Nos bastidores, a tendência é de que o voto de Rosso seja de Jovair Arantes (PTB-GO). As eleições da Câmara estão marcadas para a próxima quinta-feira (2) e o STF retorna do recesso na quarta-feira (1).

SURTO DE FEBRE AMARELA
O surto de febre amarela em Minas Gerais e a confirmação de três mortes causadas pela doença em São Paulo provocaram uma corrida aos postos de saúde em busca de vacinas, que são gratuitas na rede pública. Com o aumento da procura, as vacinas também acabaram em clínicas particulares, onde o preço chega a R$ 247. Neste ano, o Ministério da Saúde registrou 438 casos suspeitos de febre amarela, sendo 89 mortes. Na semana passada, um pedreiro de 40 anos morreu no DF, vítima da doença. Ele veio de Januária/MG visitar um irmão e a Secretaria de Saúde do DF garante que ele foi contaminado em Minas.

HOMOLOGAÇÃO DE DELAÇÕES
A presidente do STF, Carmen Lúcia, autorizou os juízes que trabalhavam com o ministro Teori Zavaski a dar continuidade aos trabalhos que estavam previstos para esta semana na Lava Jato. As audiências com os delatores começaram na terça-feira (24) e devem se estender até esta sexta. A ministra também analisa o pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para que ela, como presidente da Casa, possa homologar a delação premiada dos ex-executivos da Odebrecht e, assim. A expectativa era que o ministro Teori Zavascki homologasse a delação no começo de fevereiro. Com a morte dele, o caso ficou incerto. Carmen Lúcia avalia a possibilidade de adotar a medida, mas ainda não tomou a decisão.

RANKING DE CORRUPÇÃO
E em ano de impeachment e de recorde de fases da operação Lava Jato, o Brasil permaneceu estável em ranking de corrupção, ocupando a 79º posição. O dado é da ONG Transparência Internacional. A explicação para isso é que o país não melhorou o combate à corrupção mesmo com o processo de impeachment que retirou Dilma Rousseff (PT) da Presidência. No ranking, a Dinamarca e a Nova Zelândia foram considerados os países mais transparentes. Já a Somália ficou na última posição.

PEGOS NO ANTIDOPING
O Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou nesta quarta-feira sanções a dois atletas flagrados em exames antidoping. O caso de maior impacto é o do velocista Nesta Carter, pois sua ação acarretou na desclassificação de toda a equipe jamaicana e na perda do ouro olímpico do revezamento 4x100m dos Jogos de Pequim 2008 – inclusive do mito Usain Bolt, dono de nove ouros olímpicos nas provas mais nobres do atletismo. Com a realocação do pódio, o quarteto brasileiro formado por Vicente Lenílson, Sandro Viana, Bruno Lins e José Carlos Moreira, o Codó, quarto colocado na ocasião, deve herdar o bronze.

PILOTO DESORIENTADO
Uma análise preliminar do áudio do avião que caiu com o ministro do STF, Teori Zavascki, indica que houve uma desorientação espacial do piloto. Isso ocorre quando o comandante perde a noção do espaço do avião em relação ao solo. De acordo com os peritos da Aeronáutica, ele teria se perdido em relação à distância da água e fez uma curva quando tocou com a asa da aeronave no mar. Um relatório preliminar deve ficar pronto nos próximos dias.

RECONSTRUINDO MUROS
O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, informou nesta terça-feira ter autorizado a força-tarefa de agentes penitenciários a ir para o Rio Grande do Norte. Após rebelião, que começou no dia 14 de janeiro na Penitenciária de Alcaçuz, em Nísia Floresta, Natal, os presos começaram a trabalhar na reconstrução dos buracos feitos nos muros entre os pavilhões. Pichações também estão sendo retiradas pelos detentos.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui