Sobe para 32 o número de mortes por febre amarela em Minas

0

Os dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) mostram um avanço da febre amarela em Minas Gerais. Dados divulgados na tarde desta segunda-feira (23/1/2017) confirmou mais seis mortes pela doença, passando de 25 para 32, um aumento de 28% em relação o último levantamento divulgado na sexta-feira. A situação pode ser ainda maior, pois há 83 óbitos suspeitos. Os números de casos investigados também preocupa. Já são quase 400 notificações. O número de cidades com moradores que contraíram a doença ou com sintomas dela também teve alta. Agora, já são 41 municípios atingidos.

O aumento das notificações foi de 43,75% entre sexta-feira e esta segunda-feira. Passou de 272 casos suspeitos para 391. Os exames também confirmaram a doença em mais nove pacientes, saltando de 47 para 58. Vale lembrar que a SES passou a avaliar os pacientes usando cinco parâmetros. São eles: exame laboratorial detectável para febre amarela; exame laboratorial não detectável para dengue; histórico vacinal (não vacinado/vacinação ignorada); sinais e sintomas compatíveis com a definição de caso; e exames complementares que caracterizam disfunção renal/hepática.

A situação mais crítica segue sendo em Ladainha, na Região do Vale do Mucuri, que tem oito mortes confirmadas da doença. No ranking negativo das mortes Ipanema está em segundo, com 5, seguida de Teófilo Otoni (3), Piedade de Caratinga (2), Malacacheta (2), Imbé de Minas (2), São Sebastião do Maranhão (2), Itambacuri (2), Poté (1), Conceição de Ipanema (1), Setubinha (1), José Raydan (1), Ubaporanga (1).

A Secretaria de Saúde também investiga a morte de um morador de Januária, na Região Norte de Minas Gerais, em um local longe de onde acontece o surto. O homem que morreu tinha 40 anos, era pedreiro, viajou de ônibus e chegou na segunda-feira a Brasilia onde sentiu-se mal e morreu na quarta-feira. O óbito por febre foi confirmado pelo Laboratório Central (Lacen), porém, ainda será apurado pela SES e o Ministério da Saúde.

Informe Epidemiológico da Febre Amarela 23/01


Link do Informe Epidemiológico da Febre Amarela 23/01 (clique aqui)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Estado de Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui