Mais um município mineiro cancela o carnaval por causa da crise financeira

0

A Prefeitura de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, cancelou o Carnaval em 2017. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (19) pelo executivo. O problema é a falta de recursos para realizar o evento. A prefeitura destacou que com os recursos disponíveis prefere priorizar outras áreas.

“A ação é essencial para que o município – que não dispõe de recursos para realizar a festa – possa investir em serviços prioritários como saúde, infraestrutura, segurança e educação. Contamos com a compreensão dos foliões e de toda a população sobre essa decisão difícil, mas extremamente necessária”, informou por nota.

O Carnaval de Nova Lima é um dos mais tradicionais da região metropolitana e costuma reunir em torno de 30 mil foliões. Todo ano, desfila o Bloco dos Sujos, um dos mais tradicionais da cidade que alegra os foliões com marchinhas carnavalescas. O bloco surgiu em 1940 por trabalhadores da mina Morro Velho que saiam direto do trabalho para o Carnaval, dai a origem do nome do bloco: Sujos.

Por meio da assessoria de imprensa, o município destacou ainda que atravessa uma grave crise econômica e para tentar sana-la está realizando uma série de ações como reduzir os gastos com a máquina pública, renegociar com fornecedores e buscar parcerias com os governos Estadual e Federal.

“Em consonância com essas ações, após análises financeiras e reuniões com as secretarias envolvidas, a Prefeitura Municipal de Nova Lima decidiu cancelar todas as atividades do carnaval em 2017”, informou por nota.

A informação sobre o cancelamento do Carnaval foi publicada na página oficial do Facebook da prefeitura e dividiu a opinião dos moradores da cidade. Enquanto muitas pessoas concordaram com a decisão da prefeitura, dizendo que a cidade precisa mais de investimentos em outras áreas do que na folia. Em contrapartida, outras pessoas lamentaram o cancelamento do Carnaval.

Ainda por meio da assessoria de imprensa, o executivo informou que pretende retomar as festividades no ano que vem. “A Prefeitura espera regularizar a situação financeira da cidade e voltar a promover, caso a situação melhore, um carnaval tradicional e alegre como Nova Lima merece em 2018”, conclui a nota.

Prefeitura divulgou nota cancelando o evento (Divulgação)

Em Minas outras cidades também cancelaram a folia

Os municípios de Ouro Branco, na região Central, Patos de Minas, no Alto Paranaíba, e Uberlândia, no Triângulo Mineiro, não vão realizar as festividades de carnaval neste ano. As prefeituras das três cidades alegam que passam por dificuldades financeiras e que preferem investir o dinheiro da folia em áreas prioritárias.

Já no Sul de Minas, pelo menos duas cidades cancelaram o Carnaval. As administrações das cidades de Passos e Pouso Alegre decidiram não realizar a folia neste ano pelo mesmo motivo: falta de dinheiro em caixa. O que as duas cidades planejam é juntar recursos para que consigam fazer o Carnaval em 2018.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: O Tempo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui