Prefeitura de Governador Valadares suspende vacinação contra febre amarela por dois dias

1

Moradores de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, que quiserem se vacinar contra a febre amarela só vão encontrar doses da vacina novamente na quarta-feira (18/1/2017). As últimas doses disponíveis se esgotaram na sexta-feira por conta da alta procura, até de moradores de outras cidades do entorno, segundo a prefeitura da cidade.

De acordo com a administração municipal, a demora no envio de doses é explicada pela prioridade dada aos municípios onde há o surto de febre amarela silvestre, o que não é o caso de Governador Valadares, que ainda não registrou nenhum caso suspeito.

Porém, a prefeitura argumenta que, como muitas pessoas de fora estão procurando a imunização na cidade que é a maior da Bacia do Rio Doce, solicitou que Valadares seja incluída entre as cidades prioritárias e passe a receber maior quantidade de doses da vacina.

Portanto, a prefeitura pede que a população não vá aos postos de saúde da cidade nem amanhã e nem na terça-feira, já que a previsão para a retomada da aplicação de vacinas é só quarta-feira, 18 de janeiro.

Prefeitura divulgou nota no sábado (foto: Reprodução/Internet)

Nota da prefeitura

NOTA DE UTILIDADE PÚBLICA

Vacinação contra a Febre Amarela volta a ser feita quarta-feira em Valadares.

Apesar do esforço conjunto da Secretaria Municipal e da Secretaria Estadual de Saúde em manter o estoque de vacinas, a procura da população está sendo maior que a capacidade de reposição da Secretaria Estadual de Saúde, que é o órgão responsável pelo fornecimento a todo o estado. Com isso, e diante da utilização de todas as doses disponíveis até a tarde da última sexta-feira, NÃO HAVERÁ VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AMARELA NOS POSTOS DE SAÚDE DE GOVERNADOR VALADARES NESTA SEGUNDA-FEIRA, DIA 16 E TERÇA-FEIRA, 17, data em que a Secretaria de Estado da Saúde vai enviar mais doses da vacina, solicitadas desde a última quinta-feira (12). Na sequência, será feita a distribuição para as Unidades de Saúde. Assim, a previsão é que as vacinas voltem a ser aplicadas na quarta-feira.

A demora no envio deve-se ao fato da prioridade dada aos municípios onde há o surto da doença (o que não é o caso de Governador Valadares). No entanto, é notória a quantidade de pessoas de municípios vizinhos que tem se dirigido aos postos de saúde de Valadares em busca da vacina. Frente a este quadro, a Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde já solicitou, desde a última sexta-feira, que Governador Valadares seja incluída entre as cidades prioritárias e passe a receber maior quantidade de doses da vacina.

Desta forma, a Prefeitura de Governador Valadares pede à comunidade que NÃO VÁ AOS POSTOS DE SAÚDE NESTA SEGUNDA-FEIRA (16) E TERÇA-FEIRA (17) PARA SE VACINAR CONTRA A FEBRE AMARELA. Mas ressalta que todas as outras vacinas e serviços oferecidos nas UBS’s estarão disponíveis normalmente. A Prefeitura, igualmente, se compromete a manter a população informada quando da chegada das novas doses e retorno da vacinação.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Com Estado de Minas)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui