Direto de Brasília

0

JERÚSIA ARRUDA – www.facebook.com/jerusia.arruda

ALERTA DE FEBRE AMARELA
O número de casos suspeitos de febre amarela teve alta em Minas Gerais. Segundo o Ministério da Saúde, 48 pessoas tiveram resultados positivos para a doença, e 14 morreram. A quantidade de municípios atingidos no interior do Estado também aumentou: de 10, para 15, nas regiões de Teófilo Otoni, Coronel Fabriciano, Manhumirim e Governador Valadares. Todos os casos ocorreram na área rural.

ENCONTRO DE HERMANOS
A convite do presidente Michel Temer, o presidente da Argentina, Mauricio Macri, vai visitar o Brasil no próximo dia 7 de fevereiro. No encontro, os dois devem debater sobre os próximos passos a serem dados pelo Mercosul, a negociação do acordo do bloco com a União Europeia e a situação na Venezuela

O ÚLTIMO DISCURSO
Em discurso de despedida depois de oito anos como presidente dos Estados Unidos, nesta semana, Barack Obama defendeu a democracia americana. Ele foi o primeiro presidente negro eleito no País e afirmou que ainda há muito a ser feito para combater o preconceito contra minorias e imigrantes. Obama também pediu aos cidadãos que mantenham a fé na democracia e o diálogo aberto com o governo, fez um apelo à união “além das divergências” e agradeceu ao povo americano dizendo que fizeram dele “um homem melhor”. O republicano Donald Trump vai assumir o cargo no próximo dia 20.

REDUÇÃO SURPREENDE E AGRADA
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central cortou novamente a Selic, a taxa básica de juros do País, que agora está em 13%. A decisão anunciada nesta quarta-feira, tomada por unanimidade, foi de corte de 0,75 ponto porcentual. Essa é a terceira redução consecutiva nos juros. As anteriores haviam sido de 0,25 ponto porcentual cada uma. Apesar da redução, o Brasil ainda continua o País com os maiores juros reais, que descontam a inflação projetada para os próximos 12 meses. A taxa fica em 7,93%, bem à frente do segundo colocado em ranking, a Rússia, com 4,76%.

CORRIDA À PRESIDÊNCIA DA CÂMARA
A pouco mais de três semanas para a eleição da Mesa Diretora da Câmara, deputados que pleiteiam a cadeira da Presidência já começam a se mostrar de ânimos acirrados. O líder do PSD, Rogério Rosso (DF), que disputou a cadeira com Rodrigo Maia (DEM-RJ) na eleição que elegeu, em julho, o sucessor de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), está gastando energia, e argumentos, para convencer o líder do PTB, Jovair Arantes (GO) e declinar da corrida ao comando da Casa. É que os dois deputados fazem parte do “Centrão”, bloco de partidos de centro-direita criado por Cunha que faz parte da base de apoio do presidente Michel Temer no Congresso Nacional, e possui cerca de 200 votos na Câmara. Caso ambos mantenham a candidatura, correm o risco de promover um racha na base aliada de Temer, um prejuízo inconcebível em um momento de crise política como atual. A escolha dos 11 parlamentares que vão compor a Mesa Diretora da Câmara até 2019 será no dia 2 de fevereiro.

MORTE LENTA
O tabagismo deve matar 8 milhões de pessoas até 2030. O alerta faz parte de um estudo publicado pela Organização Mundial de Saúde e pelo Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos. Cerca de 80% dessas mortes vão acontecer em países de baixa e média renda. Especialistas dizem que o cigarro é a maior causa evitável de morte no mundo. De acordo com o estudo, o tabagismo custa à economia global mais de um trilhão de dólares ao ano com gastos em saúde e perda de produtividade.

CORREIOS ACÉFALO
Uma ação civil pública da Associação dos Profissionais dos Correios, que questionou a escolha dos membros da diretoria executiva da estatal, levou o juiz federal substituto Márcio de França Moreira, da 8ª Vara Federal do Distrito Federal, a suspender de suas atividades seis dos oito vice-presidentes dos Correios. Segundo a entidade que representa os trabalhadores da empresa pública, o conselho de administração da estatal não levou em conta artigo 17 do Estatuto Jurídico das Empresas Estatais, que determina que os gestores devem atender a uma série de pré-requisitos para tomar posse. Além de os currículos dos diretores não terem sido previamente analisados pela área de governança da Empresa, o juiz destacou que não recebeu documentação da Casa Civil atestando a conformidade das indicações.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui