Urubu retirado de aposentada está isolado em zoológico de Ipatinga

0

O urubu Zulu, que foi recolhido de uma casa em Ipatinga por determinação da Justiça, está isolado no zoológico da cidade. Ele foi resgatado no último dia 29 para passar por uma readaptação ao seu habitat natural.

Zulu está no setor de apoio do zoológico, onde é alimentado duas vezes ao dia e tem um espaço amplo, limpo e cheio de puleiros para se movimentar. O veterinário Lélio Costa garantiu que a ave está recebendo todos os cuidados necessários para sua reabilitação. “O importante é que técnicos dos órgãos ambientais de Minas Gerais vão cercá-lo de todos os cuidados, evidentemente é um trabalho árduo e cheio de risco, ele estando em quarentena, é o processo mais perigoso que tem, porque é o momento que muda-se completamente sua rotina.”

O urubu ficará temporariamente no zoológico, sem poder receber visitas, até que o IEF decida para onde a ave será levada. Lélio Costa também explicou o que é necessário para que Zulu se readapte ao seu habitat natural. “É um animal que perdeu a identidade dele, não se sente mais um urubu. Vai ser preciso um trabalho muito longo de reabilitação, é uma ave que inspira muito cuidado, uma ave social, ela precisa aprender a alimentar sozinha, viver em sociedade com outros urubus”, esclarece.

Zulu foi resgatado pela aposentada (Foto: Maurício Oliveira/Inter TV dos Vales)

Resgate

Zulu foi resgatado de dentro de uma caçamba de lixo, quando ainda era filhote, pela aposentada Lúcia de Oliveira. Ele viveu na casa dela por dois anos. Em março de 2015, ela chegou a ser detida pela polícia, após os militares receberem denúncias anônimas informando que a mulher estaria criando a ave em casa, mantendo-o preso pela perna nos fundos de um quintal.

Na época do crime, um delegado de Ipatinga decidiu que até que a justiça definisse o que seria feito com a ave, Lúcia ficaria como fiel depositária, ou seja, responsável por cuidar do urubu temporariamente.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: G1 dos Vales)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui