Projeto “Domingo é Dia de Museu” valoriza cultura do Norte de Minas

0

A Universidade Estadual de Montes Claros, responsável pelo Museu Regional do Norte de Minas, realiza, neste domingo (8/1/2017), a primeira edição do projeto “Domingo é Dia de Museu” de 2017. O espaço tem visitação gratuita e é aberto à comunidade em geral.

O “Domingo é Dia de Museu” acontece pelo menos uma vez ao mês. Na primeira edição do ano, os visitantes terão acesso a 17 trabalhos que concorreram ao Concurso de Presépios Natalinos. “Geralmente realizamos nos últimos finais de semana do mês. Resolvemos adiantar o projeto agora em janeiro, porque as pessoas precisam conferir de perto o belíssimo trabalho feito pelos artesãos”, conta a diretora do Museu Regional, Marina Queiroz. As peças serão desmontadas na próxima segunda (9), conforme a tradição de festividades pelo Dia de Santos Reis.

Além dos presépios, os visitantes também vão conhecer exposições de arte. “Esperamos pelo menos 150 pessoas, já que há a curiosidade de conferir de perto os vencedores do concurso de presépios e as famílias, geralmente, saem das missas e passam por aqui, para conferir o que está sendo exposto”, afirma Marina.

Terceiro ano de projeto

O ‘Domingo é Dia de Museu’ começou em 2015 e o objetivo é abrir em horários diferenciados, que não sejam comerciais, para que o maior número de pessoas possa visitar.

“O retorno é muito bom, principalmente no domingo. Já recebemos escolas de outras cidades, pessoas da zona rural, muitos grupos de amigos. É um dia mais fácil para visitar. É um dia de receber famílias”, diz Marina Queiroz.

A diretora do espaço comemora o sucesso dos domingos. Segundo ela, nos dias alternativos, quase 5 mil pessoas já foram conhecer obras de arte e se divertiram no espaço. “É um projeto vitorioso porque democratiza, facilita o acesso da população às artes. Geralmente, vêm pessoas que não viriam em horário comercial. São mais ou menos 250 visitantes por mês no domingo”.

Na próxima segunda-feira (9), as atrações disponíveis para este domingo serão desmontadas para exposição de outras obras temporárias. Entram em cena telas de temas livres de professores da Unimontes, segundo a direção do local. O museu, além das obras rotativas, conta com atrações fixas que são as salas de memória e de acervo. Em dois anos de funcionamento, o local já recebeu mais de 23 mil visitantes de 25 estados brasileiros e de 18 países da Américas do Norte, Sul e Central, Europa, Ásia e Oceania.

O Museu Regional do Norte de Minas fica na Rua Coronel Celestino, número 75, no Centro Histórico de Montes Claros. Aos domingos, o espaço funciona de 9 às 13h. Mais informações estão disponíveis no telefone (38) 3229-8590.

Projeto promete movimentar o Museu Regional do Norte de Minas (Foto: Divulgação)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: G1 Grande Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui