Fiéis lotam igreja em celebrações da 84ª edição da Festa de Santos Reis em Montes Claros

0

A tradicional festa de Santos Reis chega a sua 84ª edição em Montes Claros, no Norte de Minas. Centenas de pessoas lotam a igreja para as celebrações que relembram a importância dos Reis Magos, conduzidos por uma estrela, até o nascimento do menino Jesus. As festividades começaram no dia 24 de dezembro e vão até o dia 8 de janeiro na Igreja Matriz de Santos Reis. O tema deste ano é “Com os Santos Reis queremos viver os valores da família de Nazaré”.

À frente da paróquia no último ano, o pároco Joaquim Ferreira de Almeida fala da importância da festa para a comunidade de Santos Reis. “A comunidade é muito unida, fraterna, solidária e acolhedora. O grande Santos Reis é uma festa enorme junto aos foliões. Temos cantoria de folias, shows populares, música de raiz”.

O coordenador do conselho comunitário da paróquia de Santos Reis, Luiz Gustavo Soares, entende que o momento é de aproximação entre fiéis e moradores. “A festa de Santos Reis se confunde com a história da criação do bairro. O povo que vive aqui, ao participar da festa, reafirma seus laços de identidade com a região. Além disso, a própria tradição cristã define uma marca que é característica do povo do Santos Reis: a hospitalidade”, diz.

O sargento Kleber Ruas nasceu no bairro e, há 12 anos, além de festejar com a família os valores cristãos, ele participa do policiamento feito pelo Pelotão dos Santos Reis.

“Participar desta festa tem um significado muito especial para mim. É a festa da minha comunidade, do meu povo. Eu sempre me emociono, principalmente no encerramento com a presença dos foliões na casa da gente. Eu participo de tudo, das missas, barraquinhas e shows. Participo também, do policiamento da festa no entorno da praça com outros colegas militares que também são do bairro. É uma grande responsabilidade para que nada aconteça de errado”, conta.

Fiéis participam da celebração da festa de Santos Reis (Foto: PASCOM/Divulgação)

Corrida rústica

Um dos grandes momentos esperados por muitos atletas da cidade e região é a corrida rústica, sempre realizada ao final da programação. Ana Paula Gusmão, produtora cultural da festa, fala que a expectativa para este ano são de 300 corredores, 100 a mais da edição de 2015. A concentração será a partir das 7h do domingo, dia 8 de janeiro. As inscrições estão abertas até o dia 5 e podem ser realizadas pelo site www.corridaeaventura.com.br.

“Além da promoção da atividade física em um cotidiano sedentário, queremos promover a interação da comunidade local com os visitantes. Já temos inscritos confirmados de Salinas, Januária e outras cidades. E, claro, no significado espiritual, a corrida lembra prá gente a trajetória dos Reis Magos em direção a manjedoura do menino Jesus”, conclui.

Maria Liete de Oliveira Mendes tem 52 anos e participa da corrida dos Santos Reis desde 2008. No ano passado, algo especial aconteceu com ela quase próxima a linha da chegada.

“Eu fico esperando o ano todo por esta corrida, já que ela já faz parte do calendário da cidade. Na edição do ano passado, aconteceu algo muito marcante. Eu estava próxima a linha de chegada quando eu encontrei um rapaz que tem síndrome de down. Ele fez um esforço incrível na corrida. Nós demos as mãos e, juntos, cruzamos a linha de chegada. Foi emocionante para quem estava correndo e pra quem estava assistindo; as pessoas batiam palmas para a unidade e solidariedade que a corrida proporciona”, diz.

Programação

30 de dezembro de 2016 – Sexta-Feira
19h30 – Missa
Responsáveis: Pastoral Familiar e EC.

31 de dezembro de 2016 – Sábado
20h00 – Missa
Responsáveis: Comunidade Santos Reis e Comunidade Nossa Senhora Aparecida

01 de janeiro de 2017 – Domingo
19h30 – Missa
Responsáveis: Legião de Maria, Apostolado da Oração, Movimento Mãe Rainha, Cenáculo Imaculado Coração de Maria.

02 de janeiro de 2017 – Segunda-Feira
19h30 – Missa
Responsáveis: Terço dos Homens, Vicentinos Paroquial, Mensageiros da Paz, Renascidos para uma Vida Nova e todos os grupos de oração.

03 de janeiro de 2017 – Terça-Feira
19h30 – Missa
Responsáveis: Comunidade Santo Agostinho e Santa Mônica

04 de janeiro de 2017 – Quarta-Feira
19h30 – Missa
Responsáveis: Comunidade São Francisco e Comunidade São Pedro.

05 de janeiro de 2017 – Quinta-Feira
18h30 – Procissão em busca da Bandeira
19h30 – Missa
Responsáveis: Todos os mordomos e 3ª Idade

06 de janeiro de 2017 – Sexta-Feira (dia de Santos Reis)
18h30 – Procissão em busca da Bandeira
19h30 – Missa
10h00 – Missa
15h00 – Missa
18h00 – Procissão com os andores
19h30 – Missa da Solidariedade
Responsáveis: Comunidade Matriz Santos Reis, Comunidade São Pedro, Comunidade São Francisco e Comunidade N. Sra. Aparecida.

07 de janeiro de 2017 – Sábado
19h30 – Missa
Responsáveis: EAC, MAC, ENFIR, Adolescência e Juventude Missionária, Crisma Paroquial, Grupo Caminhos, Legião de Maria Juvenil

08 de janeiro de 2017 – Domingo
07h00 – Corrida Rústica
10h00 – Feijoada
10h30 – Batizados
19h30 – Missa
Responsáveis: Pastoral do Batismo Paroquial, Acólitos Paroquial, Coroinhas Paroquial e Pastoral do Dízimo Paroquial.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: G1 Grande Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui