16 de dezembro de 2017 - 1:29
Home / Eventos / Fiéis lotam igreja em celebrações da 84ª edição da Festa de Santos Reis em Montes Claros

Fiéis lotam igreja em celebrações da 84ª edição da Festa de Santos Reis em Montes Claros

A tradicional festa de Santos Reis chega a sua 84ª edição em Montes Claros, no Norte de Minas. Centenas de pessoas lotam a igreja para as celebrações que relembram a importância dos Reis Magos, conduzidos por uma estrela, até o nascimento do menino Jesus. As festividades começaram no dia 24 de dezembro e vão até o dia 8 de janeiro na Igreja Matriz de Santos Reis. O tema deste ano é “Com os Santos Reis queremos viver os valores da família de Nazaré”.

À frente da paróquia no último ano, o pároco Joaquim Ferreira de Almeida fala da importância da festa para a comunidade de Santos Reis. “A comunidade é muito unida, fraterna, solidária e acolhedora. O grande Santos Reis é uma festa enorme junto aos foliões. Temos cantoria de folias, shows populares, música de raiz”.

O coordenador do conselho comunitário da paróquia de Santos Reis, Luiz Gustavo Soares, entende que o momento é de aproximação entre fiéis e moradores. “A festa de Santos Reis se confunde com a história da criação do bairro. O povo que vive aqui, ao participar da festa, reafirma seus laços de identidade com a região. Além disso, a própria tradição cristã define uma marca que é característica do povo do Santos Reis: a hospitalidade”, diz.

O sargento Kleber Ruas nasceu no bairro e, há 12 anos, além de festejar com a família os valores cristãos, ele participa do policiamento feito pelo Pelotão dos Santos Reis.

“Participar desta festa tem um significado muito especial para mim. É a festa da minha comunidade, do meu povo. Eu sempre me emociono, principalmente no encerramento com a presença dos foliões na casa da gente. Eu participo de tudo, das missas, barraquinhas e shows. Participo também, do policiamento da festa no entorno da praça com outros colegas militares que também são do bairro. É uma grande responsabilidade para que nada aconteça de errado”, conta.

Fiéis participam da celebração da festa de Santos Reis (Foto: PASCOM/Divulgação)

Corrida rústica

Um dos grandes momentos esperados por muitos atletas da cidade e região é a corrida rústica, sempre realizada ao final da programação. Ana Paula Gusmão, produtora cultural da festa, fala que a expectativa para este ano são de 300 corredores, 100 a mais da edição de 2015. A concentração será a partir das 7h do domingo, dia 8 de janeiro. As inscrições estão abertas até o dia 5 e podem ser realizadas pelo site www.corridaeaventura.com.br.

“Além da promoção da atividade física em um cotidiano sedentário, queremos promover a interação da comunidade local com os visitantes. Já temos inscritos confirmados de Salinas, Januária e outras cidades. E, claro, no significado espiritual, a corrida lembra prá gente a trajetória dos Reis Magos em direção a manjedoura do menino Jesus”, conclui.

Maria Liete de Oliveira Mendes tem 52 anos e participa da corrida dos Santos Reis desde 2008. No ano passado, algo especial aconteceu com ela quase próxima a linha da chegada.

“Eu fico esperando o ano todo por esta corrida, já que ela já faz parte do calendário da cidade. Na edição do ano passado, aconteceu algo muito marcante. Eu estava próxima a linha de chegada quando eu encontrei um rapaz que tem síndrome de down. Ele fez um esforço incrível na corrida. Nós demos as mãos e, juntos, cruzamos a linha de chegada. Foi emocionante para quem estava correndo e pra quem estava assistindo; as pessoas batiam palmas para a unidade e solidariedade que a corrida proporciona”, diz.

Programação

30 de dezembro de 2016 – Sexta-Feira
19h30 – Missa
Responsáveis: Pastoral Familiar e EC.

31 de dezembro de 2016 – Sábado
20h00 – Missa
Responsáveis: Comunidade Santos Reis e Comunidade Nossa Senhora Aparecida

01 de janeiro de 2017 – Domingo
19h30 – Missa
Responsáveis: Legião de Maria, Apostolado da Oração, Movimento Mãe Rainha, Cenáculo Imaculado Coração de Maria.

02 de janeiro de 2017 – Segunda-Feira
19h30 – Missa
Responsáveis: Terço dos Homens, Vicentinos Paroquial, Mensageiros da Paz, Renascidos para uma Vida Nova e todos os grupos de oração.

03 de janeiro de 2017 – Terça-Feira
19h30 – Missa
Responsáveis: Comunidade Santo Agostinho e Santa Mônica

04 de janeiro de 2017 – Quarta-Feira
19h30 – Missa
Responsáveis: Comunidade São Francisco e Comunidade São Pedro.

05 de janeiro de 2017 – Quinta-Feira
18h30 – Procissão em busca da Bandeira
19h30 – Missa
Responsáveis: Todos os mordomos e 3ª Idade

06 de janeiro de 2017 – Sexta-Feira (dia de Santos Reis)
18h30 – Procissão em busca da Bandeira
19h30 – Missa
10h00 – Missa
15h00 – Missa
18h00 – Procissão com os andores
19h30 – Missa da Solidariedade
Responsáveis: Comunidade Matriz Santos Reis, Comunidade São Pedro, Comunidade São Francisco e Comunidade N. Sra. Aparecida.

07 de janeiro de 2017 – Sábado
19h30 – Missa
Responsáveis: EAC, MAC, ENFIR, Adolescência e Juventude Missionária, Crisma Paroquial, Grupo Caminhos, Legião de Maria Juvenil

08 de janeiro de 2017 – Domingo
07h00 – Corrida Rústica
10h00 – Feijoada
10h30 – Batizados
19h30 – Missa
Responsáveis: Pastoral do Batismo Paroquial, Acólitos Paroquial, Coroinhas Paroquial e Pastoral do Dízimo Paroquial.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: G1 Grande Minas)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>