Municípios do Alto Jequitinhonha recebem máquinas de pavimentação asfáltica

3

O Governo de Minas Gerais entregou nesta quarta-feira (28/12/2016) em Diamantina, no Território de Desenvolvimento Alto Jequitinhonha, máquinas de pavimentação asfáltica para o Consórcio Intermunicipal de Infraestrutura dos Municípios da Amaje (CIIAmaje), beneficiando 16 municípios do Território. A ação é desdobramento de uma das principais demandas dos Fóruns Regionais de Governo na região.

O secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, representou o governador Fernando Pimentel na cerimônia e destacou o papel do Estado na iniciativa de estimular a formação de consórcios entre municípios. “O que queremos fazer a partir do consórcio do Alto Jequitinhonha é incentivar a experiência da gestão integrada com o governo do Estado. Isso significa maior qualidade de vida para a população, significa fazer mais com menos. Já existem as experiências das associações de municípios, mas de maneira pulverizada. Com o consórcio, que é uma organização de direito público, teremos uma maior organização e melhor viabilidade para estabelecer uma relação republicana e democrática com os municípios”, explicou.

O evento realizado em Diamantina compõe o programa “Mais Municípios” e a compra do maquinário foi feita a partir de recursos financeiros previstos em convênio celebrado entre a MGI, a Secretaria de Estado de Governo (Segov) e o CIIAmaje, com investimentos da ordem de R$ 2,05 milhões. O objetivo do programa é a aquisição de equipamentos e veículos para compor a patrulha motomecanizada do consórcio, para uso na execução de obras de pavimentação asfáltica, contemplando a população dos municípios consorciados.

O “Mais Municípios” tem como objetivo desenvolver a mobilidade urbana e rural a partir da formação de redes efetivas de municípios em parcerias para reduzir custos, maximizar recursos e dividir gastos de operação e manutenção.

De acordo com Cunha, a execução de obras de pavimentação asfáltica por meio de consórcios vai gerar uma economia significativa de recursos se comparada ao atual modelo, no qual os municípios realizam isoladamente suas licitações, em função da utilização compartilhada de equipamentos. “Significa mais investimentos e mais melhorias, aplicando-se melhor os recursos públicos”, explicou Odair Cunha.

O presidente do CIIAmaje e prefeito do município de Carbonita, Marcos Joseraldo Lemos, agradeceu a entrega dos equipamentos e a confiança do governo em estimular a criação do consórcio entre os 16 municípios da região. “Fica aqui o agradecimento ao governador Fernando Pimentel, que acreditou na nossa região para ser o projeto-piloto do programa Mais Municípios. Por meio desse consórcio, muita coisa já aconteceu, principalmente o resgate do espírito de ativismo, participação e diálogo entre os municípios”, afirmou, lembrando que “pela primeira vez em mais de 20 anos a Amaje recebe um volume grande de equipamentos novos e modernos, já ficando em definitivo no patrimônio da nossa associação. Isso mostra que, mesmo com dificuldades, as coisas têm acontecido no nosso estado”.

Equipamentos foram entregues em Diamantina (Foto: Wellington Pedro/Imprensa MG)

Prioridades

O secretário Odair Cunha destacou ainda que o governo mineiro vem trabalhando para melhorar a situação econômica do estado, que passa por viabilizar a repactuação da dívida dos Estados com a União. “O governador Fernando Pimentel está reunido com nossa equipe da Fazenda estadual e em diálogo permanente com os governadores de estados que passam por dificuldades financeiras para garantir que haja uma solução para esta questão”, afirmou.

O secretário destacou ainda que, diante do quadro de dificuldades financeiras, o governo tem priorizado as ações mais importantes. “Quando se decreta calamidade financeira, como aconteceu em Minas Gerais, não significa que o governo esteja parado. Pelo contrário. Significa trabalho, dedicação e priorização. Priorizar ações na saúde, na parceria com os municípios, na educação. É bom lembrar que Minas Gerais garantiu aumento real para os professores e para as professoras do nosso estado em 8%. Fomos o único estado da federação que garantiu ganho real para esses profissionais tão fundamentais e importantes para Minas Gerais e sua gente. Tenho certeza que os prefeitos que terão o mandato renovado e os que vão assumir a partir de 1º de janeiro de 2017 terão, da parte do governador Fernando Pimentel, toda a dedicação para fazer mais e melhor com os recursos públicos, aplicando bem cada centavo. Tenho certeza que de, do consórcio do Alto do Jequitinhonha, teremos um grande exemplo para toda Minas Gerais e todo o Brasil”, encerrou.

Novos equipamentos

O consórcio formado pelos 16 municípios do Alto Jequitinhonha, recebeu 11 equipamentos na ocasião: um caminhão pipa, um caminhão basculante com capacidade de 6 metros cúbicos, um caminhão basculante com capacidade de 12 metros cúbicos, uma grade aradora, um trator agrícola traçado 4×4, um rolo compactador vibratório, um distribuidor de agregados, um caminhão com tanque espargidor de 6.000 litros, uma extrusora, uma betoneira de 600 litros com motor diesel, um veículo motor 1.0 e um veículo tipo picape com cabine dupla 4×4 e motor diesel.

As cidades beneficiadas são Alvorada de Minas, Angelândia, Aricanduva, Capelinha, Carbonita, Couto de Magalhães de Minas, Datas, Felício dos Santos, Itamarandiba, Leme do Prado, Minas Novas, Presidente Kubitschek, São Gonçalo do Rio Preto, Senador Modestino Gonçalves, Serro e Turmalina.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


Equipamentos foram entregues em Diamantina (Foto: Wellington Pedro/Imprensa MG)

Equipamentos foram entregues em Diamantina (Foto: Wellington Pedro/Imprensa MG)

Equipamentos foram entregues em Diamantina (Foto: Veronica Manevy/Imprensa MG)

Equipamentos foram entregues em Diamantina (Foto: Veronica Manevy/Imprensa MG)

Equipamentos foram entregues em Diamantina (Foto: Veronica Manevy/Imprensa MG)

(Agência Minas)

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.