Avião russo com mais de 90 pessoas a bordo cai no mar Negro

0

Um avião Tupolev 154 do Ministério da Defesa russo caiu no mar Negro, neste domingo (25/12/2016), com 92 pessoas a bordo (84 passageiros e 8 membros da tripulação). Destroços da aeronave, que decolou de Sochi às 5h20 no horário local, 0h20 no horário de Brasília, com destino à base aérea russa de Khmeimim, na Síria, e sumiu dos radares 20 minutos após a decolagem, ao fazer uma manobra sobre águas russas, foram encontrados a 1,5 km da costa, na profundidade de 50-70 metros.

O modelo da aeronave é muito usado no transporte aéreo doméstico na Rússia. Fontes dos serviços de emergência indicaram que o Tu-154 procedia de Moscou e tinha feito escala no aeroporto de Sochi para reabastecer.

A bordo do avião viajavam militares e integrantes do renomado coral e grupo de dança Ensemble Aleksandrov, do Exército russo, que participariam das comemorações de Ano Novo na base aérea síria de Khmeimim, em Latakia, onde a Rússia tem um agrupamento de aviões de guerra. Além dos integrantes do coral também estariam a bordo do voo nove profissionais de imprensa, oito soldados e dois funcionários civis.

Tu-154 do Ministério da Defesa russo caiu no mar Negro (Sputnik/Sergei Soloviev)

O presidente do comitê do Conselho da Federação para a defesa e segurança, Viktor Ozerov, afirma que não há nenhuma hipótese de ter sido um atentado, apontando para uma falha técnica ou erro de pilotagem como causas do acidente. “Eu nem considero a hipótese de um atentado. É um avião do Ministério da Defesa, estava no espaço aéreo da Federação da Rússia, tal cenário não é possível”, afirmou Ozerov.

O representante oficial do Ministério da Defesa russo, Igor Konashenkov, disse que uma comissão encabeçada pelo vice-ministro da Defesa russo, general Pavel Popov, partiu para Adler (região na cidade de Sochi de onde partiu o avião) para acompanhar a investigação do caso.

O Comitê de Inquérito russo, representado pela chefe em exercício da direção para cooperação com a mídia, Svetlana Petrenko, comunicou que, na sequência da tragédia, será aberto um processo penal em conformidade com o artigo sobre a violação das regras da realização dos voos.

Vítimas

A assessoria de imprensa do Pervy (Primeiro Canal em russo) já comunicou os nomes dos jornalistas que seguiam no avião: o correspondente Dmitry Runkov, o operador Vadim Denisov e o operador de som Aleksandr Soydov.

Outro canal russo, Zvezda (Estrela) também afirmou que a bordo viajavam um grupo de filmagem composto por três pessoas, além dos 64 músicos do Ensemble Aleksandrov, um coro militar das Forças Armadas Russas, fundado ainda na época da União Soviética.

Outra vítima do acidente é a famosa médica e filantropa russa Elizaveta Glinka, conhecida como “Doutora Liza”. A informação foi confirmada pelo Ministério da Defesa da Rússia à agência Sputnik.

Um grupo de jovens bailarinas russas – Ralina Gilmanova, Liliya Pyrieva, Daria Trofimova e Maria Klokotova – e o Anton Gubankov, diretor do Departamento da Cultura do Ministério da Defesa russo, também estava viajando para Latakia.

Presidentes russo e sírio expressam condolências

Vladimir Putin expressou suas mais profundas condolências às famílias das vítimas no acidente com o Tu-154, disse o porta-voz do líder russo. O presidente também anunciou um dia de luto oficial na segunda-feira (26).

Já Bashar Assad, presidente sírio, enviou uma carta a Vladimir Putin na sequência da tragédia. “Foi com grande pesar que recebemos a notícia sobre a queda do avião russo Tu-154, que transportava nossos queridos amigos que queriam partilhar conosco e com os habitantes de Aleppo a alegria da vitória e dos feriados”, escreveu Assad, citado pela agência SANA.

Merkel e Steinmeier transmitem pesar pela tragédia na Rússia

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o ministro das Relações Exteriores do país, Walter Steinmeier, expressaram suas condolências após o acidente trágico envolvendo um avião Tu-154 russo.

O avião

O avião que caiu foi construído em 1983 e passou por manutenção em 2014, de acordo com o Ministério da Defesa Russo. O Tu-154 é um avião soviético de três motores projetado no final dos anos 1960. Mais de mil aviões deste modelo foram construídos, e eles foram usados por transportadoras na Rússia e em todo o mundo. Recentemente, companhias aéreas russas substituíram modelos Tu-154 por outros mais modernos, mas o Exército e algumas outras agências do governo russo continuam usando-o.

“É um excelente avião, que provou ser confiável durante décadas de serviço”, disse o piloto veterano Oleg Smirnov em declaração televisionada.

Em abril de 2010 um Tu-154 que transportava o presidente polonês Lech Kaczynski e outras 95 pessoas caiu quando tentava pousar em mau tempo em um aeroporto militar usado esporadicamente em Smolensk, no oeste da Rússia. Todas as pessoas a bordo morreram. A investigação conduzida por especialistas russos e poloneses culparam um erro do piloto em más condições climáticas.

Famoso Ensemble Aleksandrov



(Com informações da Agência Sputnik Brasil e G1 Mundo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui