Enxurrada abre cratera e interdita a MGC-381, entre Governador Valadares e Mantena

0

As chuvas intensas que caíram nas últimas horas, na região Leste de Minas Gerais, causou a interdição total da MGC-381, no Vale do Rio Doce. De acordo com a oitava Companhia de Polícia Militar Independente de Meio Ambiente (8ª Cia PM Ind MAT), o asfalto cedeu, formando uma cratera de grande dimensão na altura do quilômetro 42, próximo a Reserva dos Macacos, entre Central de Minas e São João do Manteninha. Uma caminhonete caiu no buraco, mas ninguém se feriu.

O trânsito foi interditado em ambos os sentidos e ainda segundo a PM, ainda não há previsão para liberação. Os dois acessos alternativos seriam pela MG-311 ou MG-417, contudo estes dois trechos também estão interditados.

Conforme a 8ª Cia PM Ind MAT, o único acesso disponível entre Mantena e Governador Valadares é pelo Estado do Espírito Santo, sentido Barra de São Francisco, Águia Branca, Colatina e Aimorés, o que aumentaria o percurso em aproximadamente 270 quilômetros.

Porém, o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG) indica para os motoristas um desvio na própria região afetada pelo rompimento do bueiro. De acordo com o órgão, para quem vai de Mantena a Valadares, o caminho correto é seguir pela MGC-381 até São João do Manteninha, que fica no Km 35, e seguir por uma estrada de 15 quilômetros, sendo cinco de asfalto e 10 de terra, até a MG-417, passando pelo distrito de Vargem Grande.

Depois, os condutores devem entrar à esquerda na MG-417 e seguir em direção a Mendes Pimentel, percorrendo mais 10 quilômetros de asfalto. Antes de chegar em Mendes Pimentel, nova entrada, dessa vez à direita, em uma estrada vicinal que leva de volta à MGC-381, já depois do ponto de interdição.

O desvio natural seria usar a MG-417 e a MG-311, passando por locais como Linópolis, Mendes Pimentel, Itabirinha, Limeira de Mantena e Barra do Ariranha antes de chegar em Mantena, mas outro ponto de interdição na MG-417 inviabiliza esse caminho. Nesse caso, o DEER/MG promete resolver o problema até amanhã, viabilizando o desvio principal. No caso do desmoronamento da MGC-381, o DEER/MG não definiu prazo para reconstrução da rodovia.

Vídeo



Temporal em Mantena

Moradores de Mantena relatam que a enxurrada da forte chuva, que iniciou por volta de 00h30, da madrugada desta segunda-feira (12/12/2016), invadiu casas e estabelecimentos comerciais nas áreas mais baixas da cidade.

Segundo o coordenador da defesa civil local, Emerson Alves Leite, o Rio São Francisco, que corta a cidade transbordou e alagou casas e ruas de quatro bairros. Ainda segundo ele, houve alguns deslizamentos de barreiras na área do município.

Não há moradores desalojados e nem desabrigados, também não houve feridos. A Defesa Civil diz que a principal preocupação é com as áreas de risco de deslizamentos.

Imagens registradas por internautas e divulgadas nas redes sociais mostram a enchente em Mantena. Confira o vídeo e galeria de fotos abaixo:



Fotos



Central de Minas

O Corpo de Bombeiros informou que Central de Minas está inundada, mas sem ocorrências com vítimas. De acordo com o prefeito da cidade, Enéias Gonçalves Mendes, a situação é crítica. “Eu não estava na cidade e quando cheguei fiquei sabendo dos alagamentos. A estrada que liga Mantena a Governador Valadares cedeu e abriu uma cratera. Um carro caiu dentro do buraco, mas ninguém ficou ferido. Estou aguardando meu assessor para tomarmos as medidas necessárias”, disse.

Mendes Pimentel

O morador de Mendes Pimentel, que também fica no Vale do Rio Doce e a 20 quilogrâmetros de Central de Minas, Delurdes de Oliveira, de 46 anos, contou que uma ponte que liga a cidade a Governador Valadares também se deslocou com a chuva e cedeu.

“Estamos presos aqui em Mendes Pimentel, sem condições de sair. A chuva também atingiu a nossa cidade, mas parece que Central de Minas foi a mais destruída. Meu pai mora lá e a enxurrada atingiu a casa dele, mas até o momento não consegui ir ao local. Sei que muitas pessoas tiveram danos materiais e estão desabrigadas por lá”, disse.

(Com informações do Estado de Minas, G1, PM e Aconteceu no Vale)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui