Cerca de 10 mil mudas de árvores nativas do cerrado serão plantadas no Parque da Lapa Grande

0

Cerca de 10 mil mudas de plantas nativas do cerrado devem ser plantadas na área do Parque Estadual da Lapa Grande, em Montes Claros, no Norte de Minas. A iniciativa partiu da administração do Parque em uma tentativa de recuperar as áreas atingidas por queimadas.

As mudas utilizadas no reflorestamento destas áreas foram cultivadas dentro do viveiro do próprio Parque da Lapa Grande. O local foi reformado e ampliado no início deste ano com a ajuda de moradores e ONGs da cidade.

De acordo com a gerente da Lapa Grande, Elisângela Alves Mota, as ações iniciaram há cerca de 10 dias, pelos próprios colaboradores do parque, mas ela afirma que espera a ajuda da população para que o plantio seja mais efetivo em menor prazo.

“Todos os anos nós fazemos plantios de mudas, mas agora a área é muito grande. Conseguimos uma máquina de abrir covas com a Copasa, o que adianta os trabalhos. Temos que aproveitar este período chuvoso e, por isso, contamos com a ajuda da população”, explica.

Colaboradores do Parque estão ajudando no reflorestamento (Foto: Divulgação/PELG)

No próximo sábado (10) será realizado um mutirão de plantio de mudas, das 8h às 12h. O ambientalista Sóter Magno ressalta a importância da área do Parque no abastecimento de água do município.

“Cerca de 35% de todo abastecimento de água da cidade são captadas no Parque. Por isso a importância de se cuidar. Inclusive, se torna mais importante ainda a participação da população nestas ações para que conheçam e passem a gostar deste local ainda mais”, destaca o ambientalista.

Interessados em participar do mutirão podem procurar outras informações pelo telefone do Instituto Estadual de Florestas (IEF) na Avenida José Correa Machado, nº 900, Ibituruna, ou pelo telefone do instituto (38) 3224-7550. Outro local disponível para informações é o Parque da Lapa Grande, que fica na Estrada do Alfeirão, km 5.

Viveiro do Parque foi ampliado no início deste ano (Foto: PELG/Divulgação)

(Fonte: G1 Grande Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui