Lideranças solicitam pavimentação da MG-214, no Vale do Jequitinhonha

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O asfaltamento da MG-214, no trecho que liga os municípios de Capelinha, Itamarandiba e Senador Modestino Gonçalves (no Vale do Jequitinhonha), foi uma demanda apresentada em audiência pública das Comissões de Transporte, Comunicação e Obras Públicas e de Assuntos Municipais e Regionalização. Realizada nesta terça-feira (6/12/16) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a reunião foi solicitada pelo deputado Wander Borges (PSB).

Os participantes da reunião, entre eles prefeitos e vereadores da região, reforçaram que, mesmo neste momento de crise financeira vivida pelo Estado, o que levou inclusive o governo a decretar situação de calamidade nesta segunda-feira (5), é importante que o poder público priorize a obra. As intervenções no trecho de 99 quilômetros estiveram, inclusive, previstas no programa Caminhos de Minas, desenvolvido na gestão anterior do Governo do Estado, mas que teve suas iniciativas canceladas.

O prefeito de Itamarandiba, Erildo do Espirito Santo Gomes (PSDB), ressaltou que a crise financeira não pode ser motivo para que os interessados desistam de lutar pela obra. Ele contou que, no período chuvoso, é difícil passar no trecho porque se forma muito barro; já na época da seca, há muita poeira. Gomes disse que isso prejudica que produtos sejam escoados, afetando empresas da região.

Para o prefeito de Capelinha, José Antonio Alves de Sousa (PMDB), a situação da estrada é precária. “Já foram feitos compromissos de asfaltar o local, mas isso não ocorreu. Mesmo com situação difícil do Estado, queremos continuar a demandar a obra”, afirmou. Ele destacou que o investimento ajudaria nos deslocamentos diários das três cidades para outras maiores, como Diamantina (Região Central do Estado) e Belo Horizonte.

Péssima condição da estrada é alvo constante de reclamações (Foto: Reprodução)

Parcerias

O presidente da Câmara Municipal de Itamarandiba, Eduardo César Moreira (PSDB), relatou que o programa Caminhos de Minas foi cancelado sem satisfação à população interessada. Segundo ele, foi falado que a obra atualmente depende do interesse de empresas. “Apesar disso, parece que ainda faltam ações do governo para promover essas parcerias. Estamos começando todo o processo novamente, demandando esse investimento”, contou.

Segundo o gerente de área da Aperam BioEnergia, Raimundo Aparecida Lima, é preciso refletir também sobre o risco à vida das pessoas que transitam pelo local. A empresa que produz carvão vegetal atua na região.

Deputados reforçam demanda

De acordo com o deputado Wander Borges (PSB), mesmo no atual momento de crise econômica, é preciso debater o assunto para encontrar a melhor saída. Ele relatou a precariedade da rodovia. “Fica complicado escoar a produção da região”, acrescentou.

A deputada Rosângela Reis (Pros) reforçou a reivindicação para a pavimentação da MG-214. “Trata-se de uma região importante, que tem operação de empresas que geram postos de trabalho. Precisamos saber qual a perspectiva para a obra, que havia sido contemplada pelo programa Caminhos de Minas”, disse. Ela enfatizou que o asfaltamento do trecho beneficiaria aproximadamente 80 mil pessoas apenas das três cidades citadas.

Segundo o deputado Doutor Jean Freire (PT), essa é a região do Estado que mais precisa de melhorias nas estradas. Ele acrescentou que a parte asfaltada da rodovia está em condições precárias, com muitos buracos. Além disso, o parlamentar anunciou que serão apresentados diversos requerimentos de providências e informações sobre o assunto discutido. Entre eles, solicitação para que o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DEER-MG) corrija intervenções feitas às margens da rodovia que causaram assoreamento de nascentes e preste informações sobre a planilha anual de custeios com conservação da estrada.

Empréstimo

Já o deputado Gustavo Valadares (PSDB) relatou que a gestão do seu partido no Estado havia conseguido empréstimo com o Banco do Brasil de cerca de R$ 1 bilhão para o Caminhos de Minas. De acordo com o parlamentar, o atual governador abriu mão desse empréstimo, o que inviabilizou o programa.

O deputado Fábio Cherem (PSD) disse que o asfaltamento da MG-214 não foi priorizado nas gestões tucanas. Ele destacou que o trecho conta com tráfego intenso, o que de fato justifica a obra. Apesar disso, ressaltou que, diante da crise econômica, é preciso achar uma solução que passe pelas parcerias público-privadas. “Uma alternativa é reunir as empresas que fazem uso econômico da região para que elas assumam a pavimentação, com antecipação de tributos por parte do governo”, explicou.

DEER

O engenheiro da Diretoria de Projetos do DEER-MG, Luis Guilherme Campos, enfatizou que não há recursos para a realização da obra neste momento. Ele contou que o asfaltamento do trecho tinha a estimativa de custo de R$ 4,4 milhões (projeto) e de R$ 135 a R$ 150 milhões (obra), mas que os valores precisam ser atualizados.

Comissões de Transporte, Comunicação e Obras Públicas e de Assuntos Municipais e Regionalização realizaram audiência nesta terça (6) (Foto: Sarah Torres/ALMG)

Comissões de Transporte, Comunicação e Obras Públicas e de Assuntos Municipais e Regionalização realizaram audiência nesta terça (6) (Foto: Sarah Torres/ALMG)

(Fonte: ALMG)

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