Artesãos de Minas Gerais devem faturar meio milhão de reais na 27ª Feira Nacional de Artesanato

0

O tradicional artesanato mineiro será o grande destaque na 27ª Feira Nacional de Artesanato, que será aberta nesta terça-feira (6/12), no Expominas, em Belo Horizonte. Cerca de 400 artesãos dos 17 territórios de desenvolvimento confirmaram presença no evento, onde terão oportunidade de mostrar e comercializar aproximadamente 25 mil peças e alcançar um faturamento de R$ 500 mil até o dia 11 de dezembro, data do encerramento da feira. Essa mobilização é resultado do trabalho do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif) e Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene/Sedinor), com a participação do Sebrae Minas.

Na 27ª Feira Nacional de Artesanato, o espaço destinado aos mineiros ultrapassa 600 metros quadrados, divididos em locais diversos dentro do Expominas. Assim, os artesãos de todas as regiões do estado estarão integrados aos estandes do Idene, Sebrae Minas e do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB) da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República.

Minas Gerais vai poder mostrar a qualidade do seu artesanato por meio das fibras do Sul do estado, da cerâmica do Norte e do Vale do Jequitinhonha, da madeira e do ferro do Campo das Vertentes e do artesanato reciclável da região metropolitana da capital. Haverá ainda uma variedade de vestuários e acessórios de moda originários das diferentes regiões.

O governo estadual tem ampliado seu trabalho de apoio e articulação para que os artesãos tenham mais espaços para comercializar as suas peças em diferentes feiras no próprio estado e nas demais regiões do país. A comercialização continua sendo o grande desafio do artesanato de Minas, reconhecido como um dos mais expressivos do Brasil. Por isso, a Seedif e o Idene mantêm uma parceria constante nesse sentido, por acreditar que o artesanato tem importância social, cultural e econômica, envolvendo direta e indiretamente cerca de 300 mil pessoas no estado.

De acordo com o Núcleo de Artesanato da Seedif, a expectativa para a Feira Nacional do Artesanato é extremamente positiva, uma vez que a qualidade dos trabalhos faz com que os visitantes se sintam atraídos pela beleza e originalidade das peças.

Números nacionais do evento

A 27ª Feira Nacional de Artesanato é considerado o maior evento do gênero na América Latina, com 7 mil expositores em 1.200 estandes de todos os estados brasileiros e alguns de outros países, como Turquia, Paquistão, Índia, África do Sul, Quênia, Japão, Senegal e Bolívia. Há uma expectativa de receber 180 mil visitantes nos seis dias da feira. O evento é uma realização do Sistema Fiemg, por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Instituto Centro de Capacitação e Apoio ao Empreendedor (Centro CAPE). A Feira do evento tem o apoio do Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet e patrocínio do Governo de Minas Gerais, Banco do Brasil e Cemig.

A feira será aberta amanhã, somente para lojistas, das 12h às 20h. Nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, das 14h às 22h. No dia 10, das 10h às 22h – e, no dia 11, das 10h às 21h. Os ingressos custam R$ 10. Crianças de até 12 anos e pessoas acima de 60 anos têm entrada franca. O Expominas está localizado na avenida Amazonas, 6.030, bairro Gameleira.

Cerâmica do Vale do Jequitinhonha (Foto: Leonardo Horta/Seedif)

(Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui