Curvelo ganha destaque com automobilismo

0

Neste último final de semana (19 e 20 de novembro de 2016), Minas Gerais entrou para o cenário nacional do automobilismo com a inauguração do Autódromo Internacional Circuito dos Cristais em Curvelo.

A cidade de Curvelo fica na região central do estado, a 160 km de Belo Horizonte, possui cerca de 80 mil habitantes e se destaca no turismo pela realização de eventos regionais e estaduais já consolidados como o Encontro Nacional de Motociclistas, a Exposição Agropecuária, o tradicional Forró de Curvelo, a Festa Religiosa Oitavas de São Geraldo (única Basílica de São Geraldo no mundo), entre outros do seu recheado calendário anual.

Agora, a cidade entra para o calendário nacional das competições do automobilismo e motovelocidade. O autódromo é um empreendimento de mais de 4 milhões de m², tido como o maior Condomínio Autódromo da América Latina, possui um condomínio fechado, interligado com todas as áreas do empreendimento, chamado de Casa de Pista. Com a maior pista da atualidade, com seus 4.420 metros, teve início de suas obras a cerca de dois anos e já está em alta no conceito dos maiores nomes dos pilotos tanto de carros quanto de motos do Brasil.

Etapa da Stock Car 2016 em Curvelo (Foto: Divulgação / Stock Car)

Todos foram unânimes em afirmar que ao término das obras, pontos ressaltados principalmente pela organização da Stock Car, como áreas de escape, segurança, áreas de estacionamento entre outras, “este será o melhor autódromo do Brasil, sendo que o traçado da pista já está sendo considerado como o mais técnico e arrojado”.

O autódromo foi construído praticamente dentro da cidade, localizado às margens da rodovia LMG 754 que liga a charmosa e importante cidade de Cordisburgo, casa do não menos importante escritor João Guimarães Rosa, e a cidade de Curvelo. A rodovia está sendo totalmente asfaltada neste trecho, com uma obra do governo do estado e que trará importante resultado para estas duas cidades e também um excelente reflexo para o empreendimento, uma vez que o fluxo de veículos da capital para visitar e participar dos eventos tem sido canalizado para ela.

O evento do final de semana foi a 11ª Etapa do Campeonato Nacional da Stock Car, que contou ainda com a etapa do Nacional da Copa Petrobrás de Marcas e do Nacional de Turismo. Segundo a organização, foram disponibilizados 6 mil ingressos, sendo vendidos mais de 5 mil. Ao todo, estima-se que a cidade e o evento recebeu cerca de 40 mil visitantes ao longo do final de semana.

Os impactos econômicos puderam ser percebidos por toda a cidade e por cidades vizinhas. Hotéis foram reservados em sua totalidade na cidade, além de receber hospedes em Sete Lagoas, Morro da Garça e Corinto. Movimentando ainda várias hospedagens alternativas como, casas, sítios e fazendas por toda a região.

Os restaurantes, bares, lanchonetes, postos de combustível, entre uma dezena de outras atividades foram diretamente envolvidas na economia do turismo movidos pelo evento.

O aeroporto da cidade foi sobrecarregado com várias aeronaves, que desceram até na cidade de Pirapora. Helicópteros desceram e subiram com passageiros por todo o final de semana.

O Circuito Turístico Guimarães Rosa, como Instância de Governança Regional vinculado à Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur) pelo Programa de Regionalização do Turismo, acompanha o projeto desde seu início e tem sido parceiro importante para a articulação entre os atores envolvidos direta e indiretamente com o desenvolvimento do turismo regional.

O atual presidente, Everaldo Felipe Frangiotti Castro Silva e o turismólogo e gestor do circuito, Marco André Malaquias, foram os representantes indicados para representar a Setur neste importante evento.

Para o próximo ano espera-se um calendário de competições dos mais variados níveis e com grandes impactos positivos para a economia regional.

Etapa da Stock Car 2016 em Curvelo (Foto: Olhar Filmes / Rogério Lima)

(Fonte: Circuito Turístico Guimarães Rosa)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui