Seis motivos para conhecer Minas Gerais, segundo a CNN Internacional

0

Dizem por ai que os mineiros são bairristas, orgulhosos do estado natal. Sempre que podem, dão um jeito de valorizar Minas Gerais, seja pela história, pela cultura, pela culinária. E se não faltava mais motivo para isso, CNN divulgou, na quarta-feira (23/11/2016), seis motivos imperdíveis para conhecer Minas Gerais (para acessar a lista).

Motivos esses, que mineiro que é mineiro conhece bem, mas é bom para o resto do mundo conhecer um pouco mais do nosso estado.

Motivo 1: a culinária

O repórter Kevin Raub começa a elencar as qualidades de Minas pela rica culinária. O Estado já é conhecido pela comida feita aqui, e para o enviado da CNN, nas cozinhas de Minas, tudo que se faz é bom. Ele cita a cidade histórica de Tiradentes com seu circuito gastronômico, baseado em comida puramente mineira.

Cidade histórica de Tiradentes é famosa pelo circuito gastronômico (Divulgação)

Motivo 2: BH, a capital dos bares

Outro ponto destacado pela matéria é quantidade enorme de bares da capital. Belo Horizonte é conhecida com capital dos bares, ele destaca o tradicional festival Comida di Buteco.

Vista de Belo Horizonte. Considerada a capital do bares do Brasil (Divulgação)

Motivo 3: A história colonial

A história de Minas Gerais tem uma ligação muito próxima com o Brasil colonial, no período do ouro, a capital do país era em Vila Rica, hoje Ouro Preto. A cultura do estado está ligada a essa história, e em Minas guarda muitas cidades preservadas daquele tempo, como Ouro Preto, Mariana, Tiradentes, Diamantina, dentre outras, que também entram na lista da CNN. A matéria destaca a beleza das construções preservadas, e a riqueza do patrimônio histórico mineiro.

As tradicionais ruas de pedras de Ouro Preto fazem parte do patrimônio mineiro (Divulgação)

Motivo 4: Aleijadinho, o Michelangelo do Brasil

E por falar em patrimônio histórico, a lista não deixou de destacar a beleza da obra de Aleijadinho, intitulado pela matéria como Michelangelo do Brasil. O repórter destaca o monumento dos 12 profetas que fica no santuário Bom jesus do matozinho, na cidade de Congonhas.

Monumento dos 12 profetas no santuário Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas (Divulgação)

Motivo 5: As igrejas

As igrejas barrocas também recebem destaque, e entram na lista. Para o repórter, quem pretende visitar Minas Gerais não pode deixar de conhecer, na cidade antiga de Ouro Preto, patrimônio da Unesco, a Igreja de São Francisco de Assis (Largo de Coimbra s / n) e seu exterior esculpido por Aleijadinho.

Ele cita também a Basílica Nossa Senhora do Pilar, e também o Convento de São Francisco em pura opulência: a habitação, segundo o repórter, com pouco mais de meia tonelada de ouro e prata em sua nave é uma das mais deslumbrantes do Brasil.

Igrejas são atrativos de Minas Gerais (Divulgação)

Motivo 6: O Parque Natural do Caraça

E para fechar a lista, entra o Parque Natural do Caraça. Uma preciosidade guardada no seio da estrada real. No parque, antigo mosteiro e hoje pousada, é possível, durante a noite, os hóspedes terem contado com o Lobo Guará, um dos patrimônios da nossa Fauna. Enquanto os hóspedes degustam cachaça, os caninos aparecem para devorar o que restou da noite. Para o repórter, isso é o tipo de coisa que só acontece em Minas.

Lobo Guará, o visitante mais ilustre do Parque Natural do Caraça (Divulgação)

(Fonte: O Tempo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui