Projeto Parque de Histórias movimenta Belo Oriente

0

Fortalecer as relações de cidadania e despertar o imaginário cultural da comunidade de Belo Oriente com as histórias universais e populares. Com esses princípios, o Projeto Parque de Histórias, patrocinado pela CENIBRA, tem como objetivo principal despertar a atenção das pessoas para a utilização e preservação do patrimônio público.

Criado pela artista e contadora de histórias Raquel Vieira (a Flora Manga) e financiado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto busca despertar nas pessoas o reconhecimento dos espaços públicos como locais de pertencimento e de formação dos laços socioculturais. Com essa função de educação patrimonial, algumas das sessões de contação de histórias ocorrerão no Parque Multifuncional construído e mantido pela Cenibra, em parceria com a Prefeitura, em Cachoeira Escura. O local é um complexo de lazer e de cultura aberto para o público. O projeto irá chamar a atenção para esse maravilhoso espaço e atrair as pessoas para usá-lo de forma mais sistemática e frequente.

Além de contação de histórias em espaços públicos e territórios educativos, o projeto conta ainda com oficinas de contação de histórias e educação patrimonial para educadores e a publicação de um livro infantil com distribuição gratuita entre as escolas da cidade e região.

Nesse primeiro momento estão disponíveis para o público a contação de três histórias. A Odisseia é um clássico da literatura universal; escrita pelo grego Homero, narra as fantásticas aventuras de Odisseus ou Ulisses retornando para casa após a guerra de Tróia. Issum Boshi, também conhecido como o pequeno polegar japonês, é a história de um menino que nasce do tamanho de um dedo polegar e tem o sonho de tornar-se um grande herói. Pedro Malasartes e o rapto da Princesa Isabel faz uma releitura de um dos mais famosos personagens folclóricos do Brasil, usando toda sua esperteza para resolver problemas aparentemente insolúveis a época do Brasil Império, aqui transformado num reino de Contos de Fadas.

Flora Manga é o nome artístico da contadora de histórias Raquel Vieira, licenciada em Educação Física pela UFMG, com ênfase em educação infantil, contorcionista, capoeirista e atriz. Ela utiliza uma técnica chamada de história aberta em que utiliza objetos do cotidiano com novos significados no decorrer da narrativa, estimulando a imaginação e garantindo uma interação constante com o público. Desde 2012 idealiza e executa projetos de educação patrimonial por meio da contação de histórias em espaços públicos na região do Vale do Aço.

Projeto Parque de Histórias movimenta Belo Oriente (Divulgação)

Agenda de novembro e dezembro

O Parque de Histórias percorrerá todas as escolas de Belo Oriente até julho de 2017. Para novembro estão agendados seis espetáculos:

No dia 24/11 na Creche Tia Celeste, em Belo Oriente, às 9h e 13h, com a história Issum Boshi, o pequeno polegar japonês. No dia 25/11, também às 9h e 13h, na Escola Criativa e José Firmino de Arruda, com a mesma história. E no dia 29/11, às 9h e 13h, na Escola Estadual Tancredo Neves com a história “A Odisseia”” de Homero.

Ainda, no dia 26/11, sábado, haverá mais um Workshop de Contação de Histórias e Educação Patrimonial na Escola Hilda de Moraes – anexo.

Todos os espetáculos e oficinas são gratuitos e precisam de agendamento e inscrição prévia.

Inscrições, agendamentos de escolas, instituições ou entidades podem ser feitos pelo site www.parquedehistorias.com.br e pelo telefone/whatsapp (31) 98711-0706.

Projeto Parque de Histórias movimenta Belo Oriente (Divulgação)

Projeto Parque de Histórias movimenta Belo Oriente (Divulgação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui