Aluna do município de Conceição do Mato Dentro é selecionada para antologia literária nacional

0

A aluna Alaissa Aparecida de Almeida, 14 anos, da Escola Municipal Amador Aguiar, do distrito de Itacolomi, no município de Conceição do Mato Dentro, é uma das selecionadas no projeto “Ler é Bom, Experimente!”, do escritor Laé de Souza. Alaissa está entre os 37 estudantes selecionados entre 45 mil participantes para a publicação do livro As melhores histórias dos projetos de leitura – Volume 8. A oitava coletânea foi lançada no último dia 8 em Sorocaba, São Paulo.

A garota tímida, amante dos contos de fadas, revelou-se bastante dramática ao escrever a crônica. Na breve sinopse da história intitulada “A tragédia do amor”, um homem casado que se apaixonou por uma empregada e, por isso, a sua mulher morreu de desgosto. Mas a empregada não correspondeu à sua paixão e fugiu com outro homem.

Alaissa Aparecida de Almeida tem 14 anos (Foto: Divulgação/Ascom CMD)

A história, densa para alguém de sua idade, tem fundamento na explicação da professora Anyelle Oliveira, que coordenou o projeto na escola. “A crônica é um gênero de texto que está muito presente na vida dos alunos. Essa história faz parte do que acompanhamos nos noticiários e nem sempre a vida traz um final feliz como nos contos de fadas”. Segundo a garota, a ideia da história veio de sua interpretação sobre a música Pais e Filhos, da Banda de Legião Urbana.

Para Alaissa, conquistar esse reconhecimento “é um impulso para mim porque gosto muito de escrever. Eu acho que posso ter um futuro como escritora”. Alaissa destaca Conceição do Mato Dentro entre as 25 cidades representadas pelos 37 alunos.

Criado em 1998 por Laé de Souza, o projeto têm como objetivo vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores: criar o hábito da leitura. Em 2016, participaram das atividades 340 escolas, alcançando mais de 45 mil estudantes. Os textos produzidos pelos alunos foram selecionados na primeira fase pelos professores e, posteriormente, pelo Grupo Projetos de Leitura. Além e textos e histórias infantis dos jovens escritores, o livro contém uma crônica do escritor Laé de Souza.

O projeto “Ler é Bom, Experimente!” é desenvolvido pelo Grupo Projetos de Leitura, com aprovação do Ministério da Cultura e patrocínio do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mafre.

Sobre o autor

Laé de Souza é cronista, dramaturgo, produtor cultural, bacharel em Direito e Administração de Empresas, autor de vários projetos de incentivo à leitura e de livros infantis, juvenis e adultos, entre eles: “Acontece”, “Acredite se Quiser!”, “Quinho e o seu Cãozinho – Um cãozinho especial”, “Bia e a sua gatinha Pammy”, “Nick e o passarinho falante”, “Nos Bastidores do Cotidiano”, “Espiando o Mundo pela Fechadura”, “Coisas de Homem & Coisas de Mulher”.

Crônica escrita por Alaissa



Capa do livro de Laé de Souza



(Por Loriane Fogaça/Ascom CMD)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui