Atletas mineiros disputam em João Pessoa a maior competição esportiva estudantil do país

0

Os campeões dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) embarcam nesta quarta-feira (09/11/2016) para João Pessoa, na Paraíba, para disputar os Jogos Escolares da Juventude (JEJ). O Time MG conta com 156 alunos-atletas de 65 escolas mineiras, que competirão nas modalidades de atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez.

Os estudantes são dos municípios de Alfenas, Araguari, Barbacena, Belo Horizonte, Betim, Carangola, Contagem, Divinópolis, Itajubá, Itutinga, Japaraíba, Juiz de Fora, Lagoa da Prata, Lagoa Santa, Lavras, Montes Claros, Ouro Preto, Poço Fundo, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Pratápolis, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Santa Vitória, Santana do Paraíso, São Gonçalo do Pará, Três Pontas, Ubá, Uberaba, Uberlândia, Varginha, Vazante e Viçosa.

Para chegar ao JEJ é preciso participar das seletivas municipais e estaduais. Em Minas Gerais o JEMG é organizado pela Secretaria de Estado de Esportes com o apoio da Secretaria de Estado de Educação. A competição mineira é realizada em três etapas (microrregional, regional e estadual) e neste ano contou com a participação de quase 40 mil jovens, de 2 mil escolas localizadas em 829 municípios.

Já os Jogos Escolares da Juventude são organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) desde 2005, e constituem o maior evento estudantil esportivo do Brasil. A competição é realizada em duas fases que englobam provas individuais e coletivas de escolas públicas e particulares do Brasil. A primeira, com jovens de 12 a 14 anos, foi realizada em setembro, também em João Pessoa; a segunda abarca mais de 3.900 atletas de 15 a 17 anos.

Tido como o maior celeiro de atletas olímpicos do país, o JEJ revela a cada ano novos talentos para o esporte brasileiro. Da delegação composta por 465 atletas do Time Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, um total de 52 participaram dos Jogos Escolares da Juventude, entre eles os mineiros Núbia Soares, do atletismo, e Raul Neto, do basquete.

A Escola Estadual Prefeito Franco de Gouveia, de Santa Vitória, que buscará em João Pessoa o bicampeonato no handebol masculino (Foto: Marcus Cicarini/FEEMG)

(Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui