Atlético perde para o Coritiba no Couto Pereira

0

Finalista da Copa do Brasil, o Atlético ficou mais distante do sonho de conquistar dois títulos nacionais na temporada. Com alguns titulares poupados e novo terceiro uniforme, o Galo teve atuação ineficaz diante do Coritiba, neste domingo (06/11/2016), no Couto Pereira, e acabou derrotado por 2 a 0, em duelo pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Raphael Veiga, em belo chute de fora da área, e Kleber Gladiador, de pênalti, marcaram os gols da vitória do Coxa.

O resultado negativo na capital paranaense não tira a chance matemática, mas deixa remota a pretensão de título do Alvinegro, que fica na quarta colocação, com 60 pontos, dez a menos que o líder Palmeiras. Já o Coritiba, na luta para escapar do rebaixamento, chega a 42 pontos, na 14 ª posição da tabela.

Com a pausa no Campeonato Brasileiro para os jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo, o Atlético volta a campo somente em 17 de novembro. O Galo recebe o Palmeiras, numa quinta-feira, às 21h, no Independência, em última cartada na briga pela taça. Um dia antes, o Coritiba enfrenta o Santa Cruz, no Couto Pereira.

Atlético perdeu para o Coritiba no Couto Pereira (Foto: Bruno Cantini/Atlético-MG)

Victor fecha o gol na primeira etapa

Atlético e Coritiba não tiveram muita contundência no início da primeira etapa. O time da casa criou a primeira chance de perigo aos 16 minutos. Kleber recebeu na entrada da área, girou o corpo e arriscou o chute. Victor saltou no cantinho esquerdo e fez boa defesa, espalmando para escanteio. Dois minutos depois, o Coxa assustou a meta alvinegra novamente. Livre na grande área, Iago aproveitou cruzamento da direita e desviou de cabeça, e a bola tocou no lado contrário da rede.

Aos 23 minutos, o Atlético conseguiu responder às investidas do Coritiba. Em rápida jogada, Lucas Pratto tabelou com Fábio Santos, invadiu a área, ficou de frente para o gol, mas acabou travado por Amaral no momento da conclusão. Apesar do susto, os paranaenses mantiveram o ímpeto no ataque e só não abriram o placar devido à intervenção de Victor. O venezuelano César Gonzalez cobrou falta na meia-lua. A bola passou pela barreira, foi no canto esquerdo, e o goleiro atleticano fez outra grande defesa, mandando pela linha de fundo.

Mais efetivo no ataque, o Coritiba explorava as jogadas pelas laterais, enquanto o Atlético suportava a pressão, sempre à espera de oportunidades para o contra-ataque. Apesar da formação ofensiva, com Cazares, Otero, Luan e Pratto, o time mineiro teve problemas na criação e pouco ameaçou durante o primeiro tempo. Já o setor defensivo deu brechas para finalizações de longa distância, como na outra tentativa de Kleber, aos 34 minutos. Victor, no entanto, fez mais uma defesa importante no Couto Pereira.

Atlético perdeu para o Coritiba no Couto Pereira (Foto: Bruno Cantini/Atlético-MG)

Golaço e Kleber complicam sonho atleticano

E a estratégia de arriscar chutes de fora da área deu resultado ao Coritiba. Logo aos sete minutos do segundo tempo, Raphael Veiga ficou com a sobra na intermediária, dominou e, no quique da bola, soltou a bomba. A bola foi no ângulo direito de Victor e ainda tocou no travessão antes de entrar: golaço do Coxa!

Vendo as chances na briga pelo título desaparecerem, o técnico Marcelo Oliveira resolveu tirar Robinho do banco. Poupado, o atacante entrou aos 16 minutos, na vaga de Luan, pouco efetivo no jogo. A alteração não surtiu efeito, e o Galo continuou ineficaz em campo. Para tentar reverter a situação, o comandante alvinegro decidiu realizar mais duas substituições: Maicosuel, de volta ao time após lesão, assumiu o lugar de Cazares; e Fred, que também havia sido poupado, entrou para a saída de Otero.

Mesmo com a linha ofensiva reforçada, o Atlético não conseguiu criar jogadas perigosas. A equipe tentou lançamentos e inversões, mas pecou nos erros. Nos minutos finais, o Coritiba recuou e dificultou ainda mais as ações atleticanas. Nos acréscimos, o Galo levou mais um golpe. Patric derrubou Kazim dentro da área, e o árbitro assinalou pênalti. Na cobrança, Kleber Gladiador deslocou Victor, mandou no cantinho direito e definiu o placar no Couto Pereira: 2 a 0.

Atlético perdeu para o Coritiba no Couto Pereira (Foto: Bruno Cantini/Atlético-MG)

Robinho vê atuação apagada do time

“O sentimento é de tristeza. A gente sai chateado porque queria continuar na briga pelo título, mas não fizemos um grande jogo. A gente queria somar esses três pontos, mas não conseguimos. Infelizmente, não estávamos em um dia legal, analisou o jogador.

“Temos que levantar a cabeça e tentar ganhar os próximos jogos, principalmente a opa do Brasil, que é o objetivo mais próximo”, completou Robinho, que entrou no segundo tempo, no lugar de Luan.

Marcelo Oliveira avalia que faltou agressividade à equipe

“Vi com indignação. Tínhamos hoje a oportunidade de passar o Flamengo, encostar novamente, mas rendemos muito pouco em relação à expetativa e a preparação que tivemos para buscar a vitória. Ficamos muito coma a bola, mas muito passivos para agredir, atacar”, analisou o treinador.

“Sofremos o gol no início do segundo tempo, em uma felicidade do adversário. Depois, tentamos colocar um time mais ofensivo, mas desorganizou um pouco e foi, realmente, um jogo muito ruim do Atlético. Temos que nos cobrar mais porque temos uma decisão pela frente. No Brasileiro, o título fica impossível, mas temos que lutar para ficar próximos do primeiro colocado”, acrescentou Marcelo.

O comandante alvinegro deu méritos ao time paranaense e reafirmou que o Galo precisava ter tido uma postura bem mais agressiva no jogo. “Um pouco pela marcação do Coritiba, que foi muito boa, e um pouco a passividade. A gente tinha que fazer um jogo mais agressivo, om uma movimentação maior. Por mais que a gente tivesse trocado duas ou três peças, mais em função de desgaste do que por opção tática, tínhamos um time equilibrado jogando. Não funcionou, poucas finalizações e muita passividade para um time que está lutando lá em cima. A gente podia até perder, mas não com essa passividade. Temos que nos indignar, treinar forte e corrigir algumas situações”, avaliou Marcelo Oliveira.

O técnico atleticano concluiu afirmando que irá cobrar uma resposta do elenco. “Claro que a Copa do Brasil está mais palpável, são dois jogos, mas temos objetivos ainda no Brasileiro. Esse time, com o elenco que tem, o trabalho comprometido dos jogadores e a união, tem que estar lá na frente. Temos que buscar isso independente do que acontecer na Copa do Brasil. Temos que nos indignar com esse jogo e reagir porque, embora os jogadores tenham lutado, foi muito pouco o que a gente apresentou”.

(Fonte: Super Esportes e Site Oficial do Atlético-MG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui