População de Taiobeiras convive novamente com drama da seca

1

O município de Taiobeiras, no Norte de Minas Gerais, convive novamente com o drama da seca. Segundo a Organização Não Governamental – ONG Amigos da Água, 30 caminhões-pipa fazem o abastecimento de água na sede do município.

“Este é um problema que virou rotina. Estamos vivendo isso agora e com certeza vamos viver novamente em 2017. O Agronegócio praticamente acabou, pois não temos água”, lamenta o presidente da ONG, Élvio Lelis Araújo.

Na tarde desta sexta-feira (04/11/2016) representantes da ONG e também do Instituto Vidas Áridas protocolaram, junto ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), um pedido de audiência para tratar ações que viabilizem o término da Barragem de Berizal.

“A Barragem está cerca de 40% terminada, mas o projeto parou e não continua. Em 2015 foram gastos cerca de R$ 15 milhões com o abastecimento por carro-pipa. Então poderiam buscar outras medidas permanentes”, diz Élvio Araújo.

O superintendente de operações norte da Copasa, Roberto Lelis Botelho, explica que, para abastecer toda a cidade, Taiobeiras precisa de cerca de três mil metros cúbicos de água diariamente. “Então, estamos trabalhando em duas frentes com os carros-pipas; uma que busca mil metros cúbicos de água tratada em Salinas, e outra que busca mais mil metros cúbicos em São João do Paraíso a serem tratadas aqui. O restante ainda é captado nos bolsões aqui, no Rio Pardo”.

A preocupação, segundo o superintendente, se intensifica com a falta de chuva na região. “A água do Rio Pardo está acabando. Há previsão de chuva para a próxima semana, mas se não vier temos que ter outras medidas”.

Caminhões buscam água em Salinas (Foto: Reprodução/Blog Jornal Folha Regional)

(Fonte: G1 Grande Minas)

1 COMENTÁRIO

  1. Como se não bastasse o desinteresse pela educação, agora mostram o desinteresse pela VIDA dos cidadãos! Que vergonha essa história da carochinha da BARRAGEM DE BERIZAL, que já elegeu tantos políticos da região com promessas de conclusão! Vamos lá, Deputado PAULO GUEDES, cumpra suas promessas, pare de enganar os eleitores “alienados”, que sempre votam em você! VERGONHA!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui