Estudantes ocupam Campus Montes Claros da UFMG em protesto contra a PEC 55

0

Estudantes ocuparam o campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em Montes Claros em manifestação contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 55/2016) que propõe um teto para os gastos do Governo Federal e contra a medida provisória que reformula o Ensino Médio.

Segundo a estudante de engenharia de alimentos, Bianca Simões, a ocupação iniciou na noite dessa quarta-feira (2). Ela afirma que nesta quinta-feira (3) cerca de 60 alunos participam do movimento na instituição.

“Durante a ocupação nós estamos fazendo debates, oficinas e palestras. Nossa luta é contra a PEC e, por isso, propomos a unificação de todas as ocupações que ocorrem no país”.

Ainda segundo a estudante, a proposta irá prejudicar áreas que já sofrem mesmo sem o limite de gastos. “Como está proposto, o orçamento será congelado os investimentos na saúde, na educação e na área social. Com diversas outras medidas que poderiam ser tomadas sem prejudicar estas áreas”.

Estudantes ocuparam o campus da UFMG em Montes Claros (Foto: Denis Delano/UFMG)

Na terça-feira (25) os estudantes fizeram um protesto em frente à portaria do campus da universidade. Eles afirmaram que apenas a entrada de pedestres era permitida e as aulas foram suspensas. Nesta quinta-feira, o vice diretor do campus Montes Claros, Elder Augusto, afirmou que os estudantes ocuparam o Bloco C da instituição, onde estão localizadas cinco salas de aulas e gabinetes dos docentes.

“Nós mantemos um ambiente de diálogo com os estudantes. Eles querem sensibilizar a comunidade quanto aos impactos que a PEC pode causar. A instituição entende que é um direito deles se manifestarem, mas temos cautela quanto as ocupações”, explica.

O campus Montes Claros é um dos locais onde está previsto a realização das provas para o Enem. De acordo com o vice-diretor, os próprios ocupantes se mostraram favoráveis à realização das provas. “Hoje nós conversamos e eles estão a favor do Enem; não querem prejudicar o ingresso de novos acadêmicos. Porém, temos uma direção central e não cabe a este campus decidir sobre a realização das provas”.

Manifestação contra a PEC 241 no dia 25/10 (Foto: Mauro Miranda Ferreira/Arquivo Pessoal)

Manifestação contra a PEC 241 no dia 25/10 (Foto: Mauro Miranda Ferreira/Arquivo Pessoal)

(Fonte: G1 Grande Minas/Valdivan Veloso)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui