Alunos ocupam escola de Valadares em protesto contra reforma do ensino médio e PEC 55

0

Cerca de 20 estudantes iniciaram a ocupação do prédio da Escola Estadual Dona Arabela de Almeida Costa, em Governador Valadares, na tarde desta quinta-feira (03/11/2016). Segundo um dos organizadores da manifestação, o estudante Daniel Rodrigo dos Santos, o grupo protesta contra a reforma do Ensino Médio, realizada pelo Governo Federal, contra a PEC 55 (PEC 241 na Câmara), que tramita no Senado e propõe o congelamento do orçamento da União por 20 anos, e ainda contra o projeto de lei denominado Escola Sem Partido, o qual os estudantes chamam de “Lei da Mordaça”.

“Nós já vínhamos conversando sobre o assunto e decidimos aderir a este movimento que é nacional em defesa da educação no país. Governador Valadares estava uma cidade morta, aceitando tudo que o governo tem proposto. Ocupamos a escola justamente como uma iniciativa para inspirar outros estudantes a também entrarem nessa luta”, esclareceu o estudante.

Ainda de acordo com Daniel Santos, a maioria dos pais dos estudantes que participam da ocupação está apoiando os filhos. Já os pais que não estão acordo, estão sendo convidados a se informarem mais sobre o movimento. Inicialmente, o grupo pretende que as aulas na escola mantenham a normalidade, mas isso dependerá do número de participantes da ocupação, pois a estrutura da escola não é grande.

Representantes do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (SindUTE) estiveram no local para apoiar os alunos. O diretor Antônio Carlos Mendes afirmou que o sindicato buscará oferecer suporte para que a ocupação possa ser garantida.

“Vamos dar o apoio necessário, ajudar a cuidar da segurança deles, organizar “aulões”, fazer campanhas para a doação de alimentos e água para os estudantes, o que for necessário. Essa luta deles também é nossa”, afirmou o diretor.

A ocupação da escola Dona Arabela não irá afetar estudantes que vão realizar as provas do Enem no próximo sábado (5) e domingo (6), pois não serão aplicadas provas neste local.

Estudantes ocupam a Escola Estadual Dona Arabela de Almeida Costa (Foto: Daniel Santos)

(Fonte: G1 dos Vales/Zana Ferreira)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui