Implantação de nova adutora pode reduzir em até 65% a dependência do Rio Doce

0

A Fundação Renova e a Prefeitura Municipal de Governador Valadares anunciaram, nessa quinta-feira (27/10/2016), conforme previsto no Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), o início dos estudos para o projeto de implantação de uma adutora no rio Suaçuí Grande, localizado na região norte do município. A estrutura é um compromisso assumido pela Fundação Renova como medida reparatória e compensatória para a região de Valadares. Com extensão de 22 quilômetros e vazão de 900 litros por segundo, a nova adutora pode reduzir em até 65% a dependência do rio Doce para o abastecimento.

Estudos técnicos apontam para uma disponibilidade hídrica adequada e sustentável para captação de água no rio Suaçuí Grande, mesmo em períodos de seca. Foi realizada uma análise aprofundada, tendo como base de referência o pior período de seca dos últimos dez anos e, mesmo com esse cenário extremo, foi constatada a viabilidade da implantação da adutora no rio Suaçuí Grande. Autoridades já atestaram esta disponibilidade hídrica, formalizada em reuniões do Comitê Interfederativo.

A água proveniente da adutora chegará à Estação de Tratamento de Água Central e o município contará, portanto, com mais uma fonte de abastecimento, além do rio Doce. A captação de água pelo rio Doce continuará sendo feita normalmente e com a mesma qualidade da água fornecida à população, como atestam diversos laudos independentes e o monitoramento feito pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

O empreendimento considera o prazo de três anos para a execução total da obra, após cumpridas, sobretudo, as etapas de licenciamento, autorizações e engenharia. Entretanto, todos os esforços da Fundação estão direcionados para redução dos prazos, que dependem de estudos mais aprofundados de topografia e sondagem, bem como as já mencionadas etapas de licenciamentos e autorizações, previstas em obras dessa natureza.

Anúncio de implantação de adutora no rio Suaçuí Grande (Foto: Leonardo Morais)

(Fonte: Fundação Renova)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui