Índios ocupam distrito sanitário de Governador Valadares em protesto contra o Ministério da Saúde

0

Cerca de oitenta índios de cinco tribos ocuparam o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) na Ilha dos Araújos, em Governador Valadares, na manhã desta quarta-feira (26/10/2016). Apesar da ocupação, o trabalho dos funcionários no local seguiu normalmente. Segundo os manifestantes, a ação é contra a Portaria 1907, publicada pelo Ministério da Saúde no dia 18 deste mês.

De acordo com eles, esta medida tira a autonomia do DSEI de comprar medicamentos e ajudar em questões de saúde, prejudicando o atendimento médico que é feito nas aldeias. A ocupação faz parte de uma mobilização nacional que busca sensibilizar o Governo Federal para que revogue a portaria.

O Ministério da Saúde informou por meio de nota que foi publicada uma portaria na terça-feira (25) reestabelecendo as mesmas autonomias financeiras e orçamentárias que tinham os distritos sanitários indígenas. Ainda segundo a nota, fica mantida a competência para autorizar despesas até R$ 500 mil reais previstas na portaria que não havia sido revogada.

Protesto não interrompeu as atividades do DSEI (Foto: Página Acontecendo em Valadares)

(Com informações do G1 dos Vales)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui