Ceresp de Ipatinga ganha anexo feminino com 40 vagas

0

Um anexo exclusivamente feminino com 40 vagas entrou em operação, nesta quarta-feira (26/10/2016), no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Ipatinga. O empreendimento é fruto de parceria entre a Secretaria de Administração Prisional (Seap), o Conselho da Comunidade e a Vara de Execuções Penais (VEP) da Comarca, com a aplicação de R$ 174 mil reais, originários da conta de penas de prestação pecuniária e o trabalho de 18 internos do Ceresp.

Ao inaugurar a obra, o secretário de Estado de Administração Prisional, Francisco Kupdlowski, disse que o trabalho foi bem feito, porque não é trabalho só de um, mas de todos. “A prioridade na secretaria é a humanização do sistema prisional e a valorização dos agentes, colocando atividades ocupacionais e dando um tratamento mais digno às pessoas temporariamente privadas de liberdade”, afirmou.

O juiz da VEP de Ipatinga, Thiago Grazziane Granda, observou que, na comarca, não havia local adequado para receber mulheres e, agora, a nova construção resgatará a dignidade delas. “Ficavam em uma cela na parte da frente do Ceresp e, agora, terão um espaço adequado e separado dos homens para cumprir a pena. Por isso era mais importante criar vagas femininas na comarca do que ampliar as vagas masculinas”, explicou o magistrado.

De acordo com o presidente do Conselho da Comunidade, Vicente Pacheco Campos, a ideia de se criar o projeto partiu do próprio conselho, que viu a necessidade da nova instalação. “A melhor maneira de ajudar é fazendo. Então, em contato com a direção da unidade, percebemos que tal obra iria ajudar muito o Ceresp. Procuramos um engenheiro, fizemos o projeto e enviamos para a Seap, que aprovou”, contou.

O anexo, que começou a ser erguido em fevereiro deste ano, tem 200 m² de área construída na entrada do Ceresp, fora, portanto, do perímetro do prédio original. Além das celas, a edificação tem uma sala administrativa, espaço para produção de artesanato / oficina de costura, três banheiros para servidores e visitantes e uma guarita.

Ceresp Ipatinga agora conta com um espaço adequado para as mulheres (Omar Freire/Imprensa MG)

(Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui